Texto do Pr. Felipe Hartmann, publicado na PG do dia 04/09/22
Uma das formas que Jesus ensinou durante sua vida na terra, foi através do uso de parábolas. As parábolas são pequenas histórias fictícias, que tem o objetivo de trazer verdades espirituais para o ouvinte. Os Evangelhos estão cheios dessas histórias e constantemente, vemos no texto bíblico, Jesus tendo que explicar suas parábolas para os seus discípulos.
Uma destas parábolas se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 4, nos versículos três até o nove, que é a chamada Parábola do Semeador. O próprio texto bíblico explica que existem diversos tipos de terreno e diferentes situações que impedem que a semente do evangelho cresça (Mc.9.13-20).
Mas o que nos chama a atenção é a frase que dá início a essa história. Nas palavras do próprio Jesus, ele diz que o semeador saiu para semear. Nos dá a impressão que Jesus, em um primeiro momento, parece estar sendo redundante em sua afirmação, como se ele dissesse que alguém subiu para cima ou desceu para baixo. Era lógico que o semeador, semeia, o que mais ele poderia fazer?
Quando paramos para pensar a respeito de todas as possíveis atividades que um homem do campo precisa desenvolver no seu dia-a-dia, podemos ficar surpreendidos. Ele pode lavrar, regar, lidar com ferramentas, alimentar os animais para citar algumas tarefas.
Então o que Jesus está fazendo é dizer o óbvio, porque nem sempre nós fazemos o que é o óbvio. Nessa parábola Jesus é o semeador que saiu para semear. Mas eu e você precisamos aprender a ter foco na nossa missão. As aplicações e os exemplos, são inúmeros. Que você tenha objetividade de saber o que deve fazer e o que deve não fazer. Se você foi chamado para semear, semeie.
Pr. Felipe Hartmann
@ofelipehartmann
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.