Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na Página Gospel do dia 28/08/22
LOUVEM AO NOSSO DEUS
1 – E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; 2 – Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. 3 – E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre. 4 – E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia! 5 – E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. (Apocalipse 19.1-5)
No contexto de uma acirrada guerra espiritual entre o bem e o mal, o livro de Apocalipse ordena aos servos, tementes a Deus, tanto, pequenos como grandes a louvar o nosso Deus. Louvar significa engrandecer, dignificar, glorificar, honrar, reverenciar.
Uma grande voz de uma grande multidão, dizia … “Aleluia! Salvação e glória, e honra e poder pertencem ao Senhor nosso Deu”(v.1). Trata-se de uma ordem vigorosa, não um mero convite. No contexto hebraico original os músicos levitas inspirados convocam seus ouvintes ao louvor. É ordem a ser cumprida, é ordem ouvida do céu. Louvemos!
Em primeiro lugar o louvor deve ser dado por todo o ser que tem fôlego (Salmos 150.6), porque “– Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.”(Salmos 115.17). Somente os que tem fôlego de vida é que louvam ao Senhor.
A segunda condição é ser um SERVO que ama e se agrada em servir ao Senhor de todo coração dando a Ele o que só a Ele pertence: Glória, Honra e todo Poder, reconhecendo-o como Senhor e Salvador pessoal.
A terceira condição é ser consciente e CONFIAR nos juízos perfeitos do Senhor. Deus é quem julga e vinga o sangue dos seus servos (v.2). “– Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”(I Corintios 3:17), O Senhor diz: “Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”(Rm 12.19). Deus se importa com os seus santos e a eles manifesta a sua justiça.
A quarta condição é, aquele que louva, deve ser um ADORADOR que se prostra e adora ao Deus que está assentado no trono. Deus está reinando no trono do seu coração? O Senhor Jesus reina plenamente em sua vida?
“– Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 1:24-25)
Grandes e pequenos, quem tem fôlego, servos do Senhor, justificados e verdadeiros adoradores, Louvem ao Senhor!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.