Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 21/08/22

MULHER VIRTUOSA (4)
“Mulher virtuosa, quem a achará? […]. [Ela] abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.” (Provérbios 31.10,20)
Toda a virtude e toda a excelência de caráter de uma pessoa consistem exatamente na ação de Deus em sua vida! Afinal, dizem as Escrituras: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1.17)
A mulher virtuosa só é de fato virtuosa, porque é rica da presença de Deus em seu coração. Ela conhece o Senhor na sua intimidade e tem prazer em realizar a sua vontade, manifesta através da Palavra, viva, eficaz e poderosa para transformar o interior do homem. As santas e piedosas mulheres vivem da Palavra e pela Palavra, que estabelece como mandamento o cuidar dos pobres e necessitados.
Assim, por exemplo, a Bíblia diz que a prática da religião pura e sem defeito inclui “visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” (Tiago 1.27), duas classes de pessoas em extrema necessidade material nos tempos bíblicos. No Antigo Testamento, a mensagem dos profetas, tão aplicável aos nossos dias, é forte e contundente nesse sentido: “Porventura, não é [ato de espiritualidade verdadeira] também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?” (Isaías 58.7)
Dura sentença proferiu Amós contra os que tinham “gana contra o necessitado” e destruíam “os miseráveis da terra”, comprando “os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias” (Amós 8.4,6).
Temendo ao Altíssimo, e cheia de amor e misericórdia pela causa dos aflitos, a mulher virtuosa empenha-se em socorrer aos necessitados. Os ganhos de sua força de trabalho não servem apenas para o aumento da renda familiar, mas também para reduzir a fome e a miséria à sua volta.
Como discípulo de Jesus, você tem reproduzido o amor do Santíssimo pelos excluídos da sociedade? Eles são o retrato de Cristo no mundo. Acolhamos, portanto, essas pessoas, em autêntico amor e temor a Deus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens