Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 14/08/22

TENTAÇÃO É COISA DO DIABO E DE HOMENS
Textos: [Tiago 1.12-16, e Salmos 95.6-11]
12 – Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. 13 – Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 – Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 – Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.16 – Não erreis, meus amados irmãos. (Tiago 1.12-16)
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus, estabelece a diferença entre “tentação” e “provação”, pelo caráter em que se apresentam. A tentação não vem de Deus, mas é a provocação do diabo, e o mais agravante quando, vem da parte do homem, a criatura confrontando o criador, fazendo-se semelhante ao diabo. Assim, devemos reconhecer que a tentação vem para provocar a queda do individuo afastando-o do privilégio de ser um servo bem-aventurado.(v.12), impedindo-o de receber a coroa da vida.
Se tentados pelo mal, não significa que estejamos em pecado. Mas quando vier a tentação, devemos estar cientes, espiritualmente falando, no reconhecimento de que o próprio Deus que não pode ser tentado, também não tenta a ninguém, mas se utiliza daquela situação e transforma em prova para o aperfeiçoamento daquele que vier a suportar a tentação.
O Senhor não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças. “ – Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Corintios 10:13) Você crê? O escape é a Palavra de Deus.
Na tentação, o mal procura “minar” as mentes com sugestões indecentes e convida ao deleite do pecado, com sussurros imorais cheios de malícia, oferecendo “vantagens” inconfessáveis à luz do dia. “ – Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”( Mateus 6:23). A cobiça de bens materiais e os desejos sensuais, são as tentações “favoritas” do diabo e dos homens. “ – Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.”(Tiago 1.21).
Jesus, o Verbo Vivo, tentado no deserto venceu dizendo ao diabo: Está Escrito! Dessa mesma maneira haveremos de vencer, e escapar da tentação e sermos obreiros aprovados resistindo ao diabo (Tiago 4.7) pela palavra de Deus em nós. Temos conhecido o amor de Deus e não podemos errar em nosso coração cedendo às coisas do diabo e dos homens. Não erreis meus amados irmãos!
Pr. Ivan Moutinho – ibbboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens