Fechar
Buscar no Site

Um conselho bíblico na tomada de decisões

“Ao fim de três dias, depois de terem feito a aliança com eles [com os gibeonitas], souberam que eram seus vizinhos e que moravam perto deles.” (Josué 9.16)


Três dias depois de fazer um acordo com alguns estrangeiros, Josué percebeu que tinha sido enganado por eles. Quando você for confrontado com uma decisão, deixe passar três dias, isto é, espere algum tempo antes de definir o que fará – dessa forma, você poderá ter mais clareza a respeito da decisão correta. Muitas coisas só ficam realmente claras depois de algum tempo, e por isso Provérbios 14.29 diz: “Quem tarda em irar-se é grande em entendimento, mas o que facilmente perde a calma faz um elogio à loucura”. Também Lamentações 3.26 declara: “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio”.

Decisões precipitadas já causaram inúmeros problemas só porque a pessoa não esperou até o terceiro dia. Prezado leitor, o tempo pode ser seu amigo ou se tornar seu pior inimigo. Não atropele suas decisões. Os tempos de dificuldade, por exemplo, podem revelar muitas realidades, apenas pelo fato de nos fazer atravessar esses momentos tensos. É então que o verdadeiro caráter vem à tona, mostrando o que talvez estivesse disfarçado por uma fachada bonita. É por isso que o exemplo da Escritura aconselha a deixar passar algum tempo. No terceiro dia, Josué tinha mais conhecimento da situação. Descobriu algo de que nem desconfiava, pois tinha se deixado enganar por sua razão. Os gibeonitas disfarçaram suas intenções com uma artimanha, mas depois de poucos dias tudo ficou claro. O que realmente nos ajudará é agir conforme orienta Provérbios 28.5: “Os maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o Senhor entendem tudo”.

Ernesto Kraft

Fonte/ chamada.com

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens