Texto do Pr. Moreira Silva, publicado na PG do dia 31/07/22
A narrativa dos Heróis da Fé em Hebreus, capítulo 11, fala de dois grupos de homens que exercem a sua fé de maneira eficiente, diante da realidade e dos desafios da sua época. O primeiro grupo foi daqueles que a fé os honrou de maneira extraordinária, capacitando-os para enfrentar os desafios da sua época e marcaram a história da humanidade. Para essas pessoas o ser e o ter passaram a fazer parte de toda a sua trajetória. Mas tivemos o segundo grupo que honrou a fé, sacrificando as suas vidas, muitos foram humilhados, mortos, perseguidos, presos apedrejados, mas todos morreram com fé, consideravam-se peregrinos sobre a terra. Estes falavam e e aspiravam por uma Pátria melhor, isto é a pátria Celeste, como diz as escrituras em Hb 11:16 por isso Deus não se envergonha de ser chamado de Deus deles, na verdade Deus lhes preparou uma cidade.
A verdadeira fé em Deus nos dá consciência que chegaremos aonde temos que chegar, porque fé é acreditar no caráter de Deus, no Eu Sou, como Ele sempre gostou de se expressar, no Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, o Deus que intervém, o Deus que muda e transforma pessoas para que o seu propósito e objetivo sejam alcançados e o seu nome seja glorificado! Bem aventurados aqueles que depositam em Deus toda a sua confiança, como diz o profeta Jeremias: bem aventurado o homem que confia no senhor que deposita a sua confiança no Senhor, ele será como a árvore plantada à beira da água que solta suas raízes em direção ao rio, não teme quando vem o calor e as suas folhas estão sempre verdes, e no ano de seca não se perturba e nem pára de dar fruto.
Essas características são de uma fé genuína em Deus, quando decidimos que ele seja absoluto em nossa vidas, e assim, o seu amor e sua graça é que darão o tom em nossa existência. Se assim vivermos, haverá momentos em que a fé nos honrará e também haverá circunstâncias em que nós honraremos a fé que professamos, sendo que não importa como estaremos, mas que Deus seja glorificado através da nossa existência. A Ele toda glória!!
Pr Moreira
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.