Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 31/07/22

DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?

7 – E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. 28 – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 – Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.30 – E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 – Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?(Romanos 8:27-31)

Os judeus consideram o coração do homem como o “centro” de tudo o que tem haver com o indivíduo. É a central que mantém o compasso da vida  de todo ser que respira. Sentimentos, pensamentos que geram ações e reações e  mais ainda, as intenções, estão patentes àquele que examina os corações. Assim, Deus conhece perfeitamente a intenção do Espírito Santo que assiste e intercede pelos santos (v.27).

O crente no mundo, é alvo de todas as questões que exigem esforço e luta por sobrevivência. O cristão, não passa a viver em um “paraíso à parte” por que teme a Deus ou serve ao Senhor Jesus, não há isenção das tribulações e aflições, coisas comuns deste muno. Mas Jesus diz do resultado final ao enfrentamento: “Eu venci o mundo”(João 16.33), e  a “dica” para a vitória  aos filhos de Deus  está em I João 5.4b e 5:”… e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”, pois quem vence é aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus(v.5). Simples, basta a fé, crendo no Filho Jesus.

Quem ama a Deus, é “promovido”  da condição de um  “ser que respira” para ser mais um  filho, conforme a imagem do primogênito entre muitos irmãos, o Filho Jesus Cristo. Deus quer que todos façamos parte no seu Reinode amor como filhos queridos e amados. Jesus foi predestinado como Filho para buscar, justificar e resgatar outros irmãos e irmãs neste mundo, sendo, Jesus a Salvação daqueles que estão separados de Deus por causa do pecado. Portanto, nenhuma condenação haverá pelo pecado daquele que está em Cristo Jesus. Pois somos justificados mediante a Fé e não por obra (ritual, cerimônia, sacrifício, oferta.) Salvos somos pela Graça de Deus. Nada a fazer a não ser exercitar a Fé em Deus, cumprir o mandamento do amor e exercitar a misericórdia para com nossos semelhantes.

Deus nos chama para o seu propósito, e  com nosso fôlego de  vida o glorificamos. Toda vigilância  em oração deve ser envidada para não deixarmos a condição de santos (separados) afim de não entristecer (Efésios 4.30) ou extinguir (I Tessalonicenses)  o Espírito Santo em nós. Se todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, então quem vencerá aquele que é  predestinado a ser como a imagem do Filho, chamado para ser filho de Deus, justificado por Cristo e glorificado. Quem nos acusará ou vencerá? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Ò  Deus, Pai que deu o seu Filho e o seu Espírito para habitar em nós.  Te amamos e o adoramos!

Pr. Ivan Moutinho – ibbboavista – Timon  – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens