Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 24/07/22

BOM ESCÂNDALO
3 – E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 – Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. 5 – E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. 6 – Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. 7 – Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mateus 18:3-7)
Jesus fala a verdade em todo tempo, aliás, Ele mesmo é a própria verdade “Eu sou … a Verdade…”(Jo.14.6). Desde os tempos antigos é assim nos revelado : ” – Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.(Deuteronômio 32.4). A verdade no mundo sempre foi e será o objeto de contestação entre homens. E Jesus veio estabelecer em sua totalidade e de forma cabal, a verdade de Deus que destroça todas as facetas da mentira, desfazendo as obras do diabo, o pai da mentira.
O principal objetivo de Jesus é libertar e salvar o pecador aprisionado nas cadeias do cativeiro do pecado, “- … começou Jesus a pregar, e a dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Deus concede aos convertidos e perdoados dos seus pecados o direito à entrada no seu reino, aonde só habitarão os arrependidos que em humildade e obediência permanecerem até o fim no exercício e obra da Fé, os justificados pelo Senhor, que crêem no “… evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”(II Coríntios 4.4).
Jesus chama para junto de si, um menino e o apresenta como o parâmetro e padrão insubstituível a ser imitado. E diz aos ouvintes “de modo algum” entrarão no reino se não se tornarem humildes como aquele pequenino, e assim, quem o recebe, recebe ao próprio Jesus. O viver cristão está consignado à humildade. Soberba, arrogância, vaidade, egoísmo, nos deixará do lado de fora do céu. O cristão nunca deve, se arrojar no pensamento a respeito de si mesmo, que seja o melhor, mais destacado, e que por isso “obrigatoriamente” deve ser, também, o mais honrado entre todos. Saiba: “ – A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”(Provérbios 16:18). Não é inteligente e no mínimo, é burrice se exaltar para receber glórias neste mundo.
Logo, Jesus faz severa advertência, pois conhece a dureza do coração do homem e afirma que muitos escândalos virão. Temos visto e ouvido sobre escândalos no meio político, religioso, empresarial, ricos, pobres, é inevitável. Entretanto, o temerário é quando o escândalo arranca alguém dos caminhos de Jesus. Diz-se: “Uma ovelha ruim põe o rebanho a perder”. Entretanto, Jesus é o escândalo, para os que se perdem, É o “bom escândalo” vindo do Céu para salvação. Tornemo-nos humildes como Jesus!.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens