Texto do Pr. Felipe Hartmann, publicado na PG do dia 24/07/22
Para realizar sonhos é preciso reconhecer as necessidades do próximo
O relato bíblico da vida e do projeto de Neemias nos diz que depois que ele soube da condição em que estava sua terra natal, ele sentou, chorou e se entregou em um período de oração e jejum com o objetivo de clamar ao seu Deus por uma solução para essa tragédia (Neemias 1.1-11).
É interessante notarmos que Neemias, na época um dos copeiros do rei, não precisaria se preocupar com as necessidades dos outros, pois podemos imaginar que ele deveria viver consideravelmente bem, recebia comida, abrigo e proteção real. A condição de Neemias estava acima da média dos seus compatriotas.
Mas o que nos chama a atenção na vida deste homem é a sua preocupação com sua terra natal. A Bíblia diz que em um determinado dia o rei percebe que Neemias está com o rosto abatido e pergunta qual seria o motivo dessa tristeza, e ele, com uma coragem sobrenatural, diz que não poderia estar feliz sabendo que a cidade dos seus pais estava em ruínas e que suas portas haviam sido destruídas pelo fogo (Neemias 2.3). É perceptível como Neemias tinha um coração altruísta, um coração que talvez nos falte, um coração que olha para o sofrimento do outro e não descansa enquanto não vê sua condição sendo transformada.
É neste momento que Neemias, com toda a ousadia do mundo, conversa com o rei para que este lhe dê condições de resolver as necessidades do seu povo. É aqui que percebemos que nossos sonhos precisam, de alguma forma, servir para abençoar as pessoas que estão ao nosso redor. Podemos entender que se Deus está nos abençoando em qualquer área em nossa vida, isso tem um propósito de que sejamos abençoadores na vida de outras pessoas, sejam elas amigos, familiares ou até mesmo desconhecidos. A palavra nos diz que é melhor dar do que receber. Que tremenda verdade!
Quando enxergarmos as necessidades dos outros e nos colocarmos como parte da solução, iremos entender que os sonhos de Deus para nossa vida começarão a sair do papel e se concretizar, pois os nossos sonhos devem ser os sonhos de Deus para abençoar nossos próximos.
Semana que vem vamos entender que para realizar sonhos é preciso conversar com as pessoas certas. Até breve!
- Pr. Felipe Hartmann
@ofelipehartmann
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.