Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 03/07/22

ENTRETENIMENTO
“São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós tocamos flauta, mas vocês não dançaram.” (Lucas 7.32)
Na antiguidade, as praças eram lugares lúdicos, para onde as famílias se dirigiam com bastante frequência. Nos tempos atuais, perderam muito esse caráter, porque novos espaços de recreação foram surgindo, como os shoppings centers. No entanto, a maior revolução na área de entretenimento parece ter acontecido nos lares: a televisão, o computador e o celular vieram para ficar e distrair toda a família.
O entretenimento é algo salutar ao ser humano, principalmente para as crianças, adolescentes e jovens. Os filhos chegam à maturidade passando pelas fases da vida: antes de estarem prontos para assumir as grandes responsabilidades próprias dos adultos, experimentam as fantasias dos brinquedos e atividades de recreação e lazer, que tanto bem fazem à alma e à estrutura emocional.
Os pais são chamados não apenas a proporcionar tempo de diversão aos filhos, mas também a participar ativamente desses momentos, porque o entretenimento coletivo leva à interação, ao descobrimento e à intimidade no lar. Não obstante, a vida pós-moderna tem ocasionado sérios problemas na área da comunhão entre os membros da família, visto que as redes sociais têm transformado seus usuários em prisioneiros, peixes na rede…
Não raro, quando não fazem do trabalho o próprio divertimento, os pais isolam-se na TV e nas redes sociais. Sem a presença deles, os filhos seguem a própria sorte, expondo-se aos males dessas mesmas redes, por meio de sites e postagens pornográficos e ação de pedófilos. Isto sem falar dos graves problemas emocionais futuros, decorrentes da falta de afeto e companhia dos pais.
Precisamos imprimir boas imagens na memória dos filhos, do tempo em que fazemos sorrir e sorrimos juntos, recreando a alma conjuntamente. Se o que causamos é frustração e dor, imaginemos que possivelmente será essa a herança a ser repassada aos nossos netos…
É hora de compartilhar tempo de qualidade com os filhos, incluindo o entretenimento adequado à idade deles. E as praças ainda servem à diversão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens