Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 26/06/22
INTEGRIDADE E PUREZA
“Fiz uma aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria em uma donzela?” (Jó 31.1)
Jó é um modelo bíblico de homem que governa bem a própria casa, andando em integridade e pureza. O Todo-Poderoso assegurou que “ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1.8). Continuamente, Jó chamava seus filhos à santificação e apresentava sacrifícios em favor deles, para que fossem purificados de seus pecados (Jó 1.5).
Logo após perder todos os seus filhos e o patrimônio, escutou da mulher uma proposta nada razoável: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre”. Aí estava um motivo forte para desgostar da companheira. Porém, Jó tratou de corrigi-la: “Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” Então, recebeu a aprovação do Pai: “Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2.9,10).
Ele continuou amando e respeitando até o fim sua companheira, que lhe deu depois novamente sete filhos e três filhas. A fidelidade de Jó à sua família era parte de sua fidelidade a Deus, com quem fez uma aliança envolvendo os olhos, que jamais deveriam ser postos numa outra mulher além da sua.
Quem não é fiel ao cônjuge e aos filhos também não é fiel a Deus, porque a fidelidade a Deus implica fidelidade às pessoas da família. Outrossim, a fidelidade comporta pureza sexual, que, por sua vez, começa com os olhos, a janela da alma. Jesus afirmou que “são os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.” (Mateus 6.22,23)
Os infiéis não herdarão a vida eterna, porque somente os limpos de coração verão a Deus (Mateus 5.8). Que tal, então, firmar um compromisso perpétuo com o Altíssimo e dizer, como Jó: “Fiz uma aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria em uma donzela?” A recíproca também se aplica às mulheres.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.