Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 19/06/22

UMA VOZ MANSA E SUAVE

11 – E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte ventoque fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12 – E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. 13 – E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? (I Reis 19:11-13)

Elias fugia de uma ameaça de morte até esconder-se em uma caverna. Aquela caverna representavanaquele momento o lugar seguro e ideal para preservá-lo. Elias, considerado herói nacional de Israel, que derrotou no monte Carmelo os quatrocentos e cinqüenta  profetas de Baal (I Reis 18.19) no entanto, Elias era apenas um homemcomum, e que  reagia segundo qualquer um ser humano de carne e ossos, como nós.

Como temos reagido ante as ameaças naturais do mundo? Elias paralisado presenciou “in loco” alguns fenômenos da natureza, um  grande e forte vento, um terremoto e um fogo. Muitas são as aflições no mundo como forte vento despedaçante que em  tom gritante e ameaçador intenta contra nossas famílias e construções de toda uma vida. Assim pelo muito barulho no mundo somos abalados e  levados a acreditar que seremos consumidos como pelo fogo.

O Senhor não estava nem no vento (Éolo), nem no terremoto (Namazu), nem no fogo (Hefesto). O Deusverdadeiro não age por intermédio de coisas ou fenômenos da natureza, Ele, mesmo, criou tudo o que existe. Portanto, devemos aquietar nossa alma  e conhecer que o Senhor é Deus (Sl. 46.10). A voz de Deus é suave aos ouvidos daquele que está vencido e abatido. Mansidão e delicadeza (v.12) vem  da parte do Senhor, não deste mundo.

Lembro-me de um “conselho” que diz: Se desejas  ser ouvido, não grite, mas fale em voz baixa.” Faz sentido, pois quando sussurramos a uma pessoa que nos ouve, ela “estica o seu ouvido” para prestar com toda atenção as palavras que são ditas. Deus age assim conosco. Escute o sussurro de Deus.  

Como Elias, no momento da angustia, se buscarmos ao Senhor, ouviremos Dele a palavra que apazigua o coração aflito. Sossegai, naquele que é humilde e dá descanso para a alma cansada.(Mateus 11.28)

Deus, mansamente diz a você: Saí prá fora da caverna. Você não precisa se esconder. Ele conhece o seu nome, assim como conhecia quem era Elias (v.13). que buscava  no monte Horebe a proteção do Senhor. Sim, devemos subir no monte da oração para  sair da caverna dos nossos temores.

– Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Salmos 42:11)

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens