Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 19/06/22

CULTURA DA HONRA

Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
(Efésios 6.2-3).

Honrar significa valorar, apreciar, amar, estimar. É reverenciar, tratar com distinção e deferência. Honrar alguém é ter-lhe em alta consideração, valorizando e celebrando sua importância.

O pai, e a mãe são autoridades na família, com a responsabilidade de educar e cuidar dos filhos. Os pais nunca são perfeitos mas merecem a honra dos filhos pelo trabalho que fazem.
A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3.20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas orientações são para proteger e nortear.
“Quem obedece aos seus pais evita múltiplos problemas e sofrimentos na vida”.

Pais abusivos devem ser honrados ?

Com pais abusivos a situação é bem diferente. Maltratar os filhos é uma covardia desumana. Deus não espera que ninguém viva em uma situação abusiva. Existem formas de honrar pais abusivos sem se submeter ao abuso nem “justificar” suas ações. É necessário procurar ajuda das autoridades, e denunciar o abusador. Você tem todo direito, inclusive constitucional, a uma vida segura e saudável, longe de abuso. Você também tem o direito de ser honesto quando fala sobre seus pais.
O filho de pais abusivos não tem a obrigação de obedecer nem se aproximar dos pais.

Mas existem algumas coisas que você pode fazer para os honrar:
Perdoar – peça ajuda do Espírito Santo, largar o rancor, e sair do círculo vicioso do ressentimento, e entregar o julgamento à justiça de Deus.

Orar pelos Pais – ore para que eles cheguem ao pleno arrependimento e que pela graça de Deus tenham suas vidas transformadas.

Viver de forma diferente – sem repetir o mesmo comportamento abusivo, seja diferente, faça diferença, quando se tornar pai e constituir sua família, procure ser o pai que você sempre quis ter. Sejam uma benção para seus filhos.

Uma ambiente de honra atrai e abriga a presença de Deus.
A honra é a chave para acessar o coração das pessoas e os tesouros emocionais que elas tem a oferecer.

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. (Romanos 12.10).

Honremos uns aos outros no amar de Jesus,

Vosso conservo em Cristo,

Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens