Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 05/06/22

ELEVADA HONRA
“‘Honre o seu pai e a sua mãe’, que é o primeiro mandamento com promessa, ‘para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra.’” (Efésios 6.2,3)
Quando pensamos no mandamento acima, logo imaginamos que a ordem bíblica é mais aplicável aos filhos em fase de crescimento. No entanto, esse mandamento bíblico deve ser obedecido por todos os homens, pois todos temos ou tivemos pai e mãe, uma condição para gerar filhos no mundo.
Honrar pai e mãe é algo tão sério que produz reais resultados aos filhos. O respeito aos pais faz com que tudo seja bem-sucedido aos filhos e que tenham vida longa sobre a terra. Se o que acontece é desrespeito a pai e mãe, o efeito será o fracasso na vida dos filhos e a abreviação da vida.
Aliás, o dever de honra e respeito à pessoa é um princípio bíblico geral: “Paguem a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Romanos 13.7). Todavia, os pais merecem maior honra dos filhos, para que desenvolvam suas responsabilidades diante deles com alegria, gratidão e estímulo.
A honra e o acatamento não são devidos apenas quando os pais estão próximos. A Bíblia não abre essa exceção. Desse modo, os pais falecidos também são dignos da mesma consideração que lhes é devida quando vivos, ou seja, sua memória e seu nome devem ser preservados e protegidos pelos filhos.
O respeito aos pais implica obediência irrestrita às suas ordens, desde que não sejam manifestamente contrárias aos princípios da Palavra de Deus, além do carinho, afeto, amor e cuidado em todo o tempo e circunstâncias, incluindo as dificuldades próprias da velhice.
Um procedimento, ainda, que contribui decisivamente para o cumprimento do imperativo de honrar pai e mãe é aprender a perdoar. Os pais também não são perfeitos, merecendo o perdão dos filhos. Muita desonra deriva da mágoa e do ressentimento pelos erros dos pais. Portanto, como discípulos de Jesus, aprendamos a perdoar, amar e respeitar a nossos pais, todos os dias.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens