Texto do Pr. Felipe Hartmann, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 22/05/22
Ouvidos atentos para Deus
Dando continuidade na série de artigos sobre o tema do cristão contemporâneo possuir ouvidos atentos, falaremos neste texto sobre ter ouvidos atentos para Deus.
Há inúmeros relatos nos textos sagrados a respeito de Deus comunicando-se com os homens e isso revela uma característica de Deus: que Ele é um ser relacional. E para que haja relacionamento é necessário comunicação. Deste fato surge o seguinte questionamento: se Deus falava nos tempos bíblicos, será que Ele continua disposto a falar, ou Ele calou-se de vez?
Um entendimento primordial é que Deus e sua vontade são imutáveis, ou seja, Ele é o mesmo ontem, hoje e será para sempre, conforme Hebreus 13.8. Isso leva-nos a concluir que da mesma forma que Ele se comunicou no passado, Ele continua desejoso de se comunicar na atualidade, e o autor John Stott nos dirá que o Soberano se comunica de duas formas, através da sua Palavra, a Bíblia Sagrada e através do seu Espírito Santo. Por isso o cristão deve ter ouvidos atentos para Deus.
Um princípio inegociável é que a Bíblia é a Palavra de Deus. De forma simples, mas não simplista, deve-se entender que Deus inspirou homens fiéis a registrarem os preceitos divinos de forma fidedigna, não permitindo que durante o processo a vontade humana sobressaísse sobre a vontade divina (2 Tm 3.16-17). Portanto ler a Bíblia, é ler a Palavra de Deus, é ouvir Deus falando nos dias de hoje.
A segunda forma de ter ouvidos atentos para Deus, é ouvir o seu Santo Espírito. Ele é a terceira pessoa da Trindade, que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo, conforme o Evangelho de João 16.8. Ele é o consolador, é ele quem deve-se ouvir no dia a dia. O Espírito Santo é Deus agindo e guiando a vida do cristão. Se faz necessário ouvir a sua doce voz em todas as circunstâncias. É ele quem inspira o leitor a entender o texto bíblico.
Que todos os dias você possa estar atento para a voz de Deus, seja através da leitura da Palavra, seja através do Espírito Santo. Na semana que vem vamos falar sobre os ouvidos atentos uns para os outros. Até breve!
Pr. Felipe Hartmann
@ofelipehartmann
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.