Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 22/05/22

RECONCILIAÇÃO
“Passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e disse consigo: Vêm próximos os dias de luto por meu pai; então, matarei a Jacó meu irmão.” (Gênesis 27.41)
Isaque teve dois filhos, gêmeos, Esaú, o mais velho, e Jacó. Já avançado em idade, quase cego, e prestes a morrer, quis abençoar ao primogênito. No entanto, Jacó, fazendo-se passar fraudulentamente por Esaú, usurpou as bênçãos reservadas ao irmão, motivo pelo qual, jurado de morte, Jacó fugiu da presença de Esaú e foi morar numa terra distante.
Passados vinte anos, era necessário o retorno de Jacó à terra de Canaã para, inclusive, reencontrar-se com Esaú e dele receber o perdão. Seria um momento difícil, pois Jacó provocara profundas feridas na alma de seu irmão. Contudo, o propósito de Deus não é o conflito, mas a paz e a restauração dos relacionamentos entre irmãos e demais membros da família.
Esse projeto do Senhor se revela tão forte e evidente – e também aplicável às relações familiares de todos os tempos e lugares – que partiu dele a iniciativa para que Jacó voltasse à presença de Esaú: “E disse o Senhor a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e eu serei contigo.” (Gênesis 31.3)
Jacó, por sua vez, sabia que somente o Todo-Poderoso seria capaz de tocar o coração de Esaú. Por isso, orou: “Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque […] Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo” (Gênesis 32.9,11). A oração foi atendida, porque o perdão e a reconciliação são algo que está no coração do Altíssimo. O reencontro entre os irmãos foi emocionante: “Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.” (Gênesis 33.4)
Família é lugar de acolhimento, amor e reconciliação. Você precisa de perdão e paz com algum familiar? Vá até ele e prostre-se em sua presença (Gênesis 33.3). Entretanto, antes compareça diante de Deus e peça para ele conduzir todo o processo. É o Pai que proporciona a paz.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens