Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso – PG do dia 15/05/22

JESUS E O MILAGRE DO CASAMENTO

Por Roberto Veloso

Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.” (João 2:1,2)

O mês de maio é chamado de mês das noivas e nada mais apropriado do que falar sobre o primeiro milagre de Jesus narrado no evangelho de João, que se deu em uma festa de casamento em Caná da Galiléia.

Foi um casamento com muitos convidados, uma celebração com muita alegria. E nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo estava lá acompanhado de sua mãe, Maria, e de seus discípulos André, Pedro, Natanael, Filipe e um quinto, cujo nome não foi declinado no evangelho.

No auge da comemoração, faltou vinho. A mãe de Jesus o alertou para a situação dizendo:

Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.” (João 2:3)

Quando faltou o vinho e Jesus decidiu ajudar, primeiro Ele determinou uma ação por parte dos serventes: enchei as talhas. E elas estavam secas porque muitos eram os presentes e usaram toda a água para a purificação. Jesus não deu atenção ao ritual e utilizou as talhas para o objetivo de seu ministério: demonstrar o poder de Deus.

Jesus nos diz no milagre das bodas que Ele tem a capacidade de transformar e nada mais propício do que em um casamento, porque neste também há uma grande transformação. Quando homem e mulher se casam tornam-se uma só carne.

Tornar-se uma só carne significa cada um deixar a sua individualidade para que os objetivos e a vida passem a ser comuns, como se fossem uma única pessoa. Esse é um milagre que acontece em cada casamento.

Em um casamento é preciso ter atitude e a principal é permanecer casado, porque essa é a vontade de nosso Pai criador:

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24)

Por isso, Jesus abençoa os casamentos e não deixa faltar o amor, o carinho e a consideração se o casal estiver com Ele em todos os seus dias. É o casamento de três nós, marido, mulher e Jesus. Dessa maneira não rompe.

É preciso, contudo, que o casal faça a sua parte, como fizeram os serventes da festa, enchamos as talhas, obedecendo os mandamentos de Jesus, sendo os principais amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.

Muitos querem o milagre, mas não tomam atitude, não querem encher as talhas, ao contrário, ao primeiro dissabor abandonam a vontade de Deus. Jesus deseja que o milagre do casamento permaneça em nós. Jesus quer que façamos a nossa parte, que é, em primeiro lugar, aceitá-Lo como Senhor e Salvador de nossas vidas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens