Pr Ivan Moutinho. Texto publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 15/05/22
PALAVRA ABSOLUTA: SIM, SIM; NÃO, NÃO
“ – Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.(Mateus 5:37)
Até que ponto nós temos sido íntegros estando em um mundo que visivelmente se desintegra a largo passos, dia após dia? Isaías diante da contemplação da glória de Deus declara sua total incapacidade para ser integro por causa dos seus pecados pois fazia parte de um povo pecador. Assim confessa diante do Santo: “… Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
O apóstolo Paulo escreveu em advertência à igreja de Coríntios sobre associações com os que se prostituem, não especialmente referindo-se aos “devassos” do mundo e suas iniqüidades, pois seria necessário sair do mundo. Mas refere-se de forma preocupante com os que formam a igreja verdadeira de Cristo. Temos nos esforçado para sermosíntegros ou estamos nos amoldando de acordo com as exigências deste mundo que jaz no maligno?
No campo da Ética, vivemos tempos do relativismoquanto o que é certo ou errado, os valores morais não apresentam validade universal e absoluta e assim diversifica-se de acordo com “a modernidade dos homens”. E o “povo de impuros lábios” surfam na onda. Aquilo que era imoral em tempos passados hoje é perfeitamente aceitável e tolerado. Perversão como pedofilia não poderia ser tratado como crimeporque é uma doença, o comercio de drogas deve ser liberado para dar oportunidade de emprego paramuitos jovens, abortar é uma questão simples de direito do “meu corpo, minhas regras”, e há advogados que defendem que se o crime já foi cometido no passado, porque punir hoje? A maldade, a promiscuidade, o crime, hoje são relativizados e dependendo de quem seja o protagonista pode ser justificado e desculpado.
O Deus Santo é absoluto e perfeito em seus caminhos. É Deus moral que recompensa a bondade dos justos e pune a maldade dos homensmaus. Deus diz: “Aparta-te do mal, e faze o bem; .(Sl34.14a) . A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.(Sl 34.21). Deus requer o cumprimento na integra da sua Palavra. Ou é ou não é, é simples assim. Obedecer em amor, ou não. Deus seja louvado!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.