Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 15/05/22

MULHER VIRTUOSA (2)
“Mulher virtuosa, quem a achará? […] Ela examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com a renda do seu trabalho. (Provérbios 31.10,16)
O poema da mulher virtuosa, com o qual se encerra o livro de Provérbios, é pródigo em descrever as qualidades e encantos de uma mulher, esposa e mãe. Na verdade, essa bela canção fala de uma mulher que vivia nos tempos antigos, mas tinha um comportamento da mulher moderna.
A mulher virtuosa também se caracterizava por aumentar com seu trabalho a renda da família. Por sua iniciativa, “não haverá falta de ganho”, pois “busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos”. Ela “é como navio mercante: de longe traz o seu pão”, “percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite; estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca” (Provérbios 31.11,13,14,18,19).
Uma mulher de trabalho infatigável, excelente administradora e comerciante: “Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.” (Provérbios 31.24,25)
Contudo, há algo de mais excelente ainda no comportamento dessa mulher: apesar de sua incansável labuta, ela consegue bem se relacionar com o marido e o filhos, porquanto “levantam seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.” (Provérbios 31.28.29)
Eis o grande desafio da modernidade: conciliar a carreira profissional com os interesses do lar, do cônjuge e dos filhos. Muitos trocam o cônjuge pelo trabalho e pelo sucesso, causando a perda do matrimônio e o consequente fracasso emocional. Outros trabalham tão cegamente que delegam a criação dos filhos a terceiras pessoas, empregados, inclusive. Sem tempo para mais nada, quando se dão conta do erro, os filhos foram destruídos pelas drogas, prostituição, álcool ou sérios problemas emocionais.
Que valores dirigem o seu lar? Quanto tempo você destina à intimidade com o seu cônjuge e os filhos? O trabalho é um meio ou um fim em sua vida?

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens