Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto – PG do dia 15/05/22

CORDÃO DE TRÊS DOBRAS

No livro de Eclesiastes esta expressão é usada para simbolizar a união de duas pessoas e Deus: “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra facilmente”. (Eclesiastes 4.12).

Desde de Eclesiastes 4.9 Salomão está construindo a ideia do companheirismo nas relações humanas. Ele diz: “Porque se caírem, um levanta o companheiro; aí, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante”. (Eclesiastes 4.10).
Ter um único companheiro, alguém com quem contar já é uma grande vantagem. Estar solitário no enfrentamento das adversidades não é nada bom. Ter companheiros de jugo é algo extremamente positivo nas lutas diárias de cada um. É sábio quem se associa a bons companheiros.

A corda é formada por três tiras de fibra entrelaçadas, formando uma trança. A resistência de uma corda, a quantidade de quilos que ela pode suportar, depende da quantidade da fibra e da perfeição do traçado de suas três tiras. É assim também no reino espiritual.
Por falar nisso, é preciso deixar claro que nenhum ser humano é uma fibra de qualidade, todos temos falhas estruturais que comprometeriam qualquer trança, mas é o Espírito Santo quem molda nosso caráter, nos limpa e nos purifica.

O cordão de três pontas é notoriamente mais forte, porém é preciso entender que no reino espiritual a dobra que fortalece qualquer cordão é a comunhão com Deus através de seu Santo Espírito. É por estão razão que Jesus enfatizou que onde dois, ou mais estiverem reunidos em seu Nome, Ele estará presente entre eles.

A questão relevante da lição do cordão de três dobras é que nenhum de nós, ainda que esteja no meio de uma multidão, vai chamar a atenção de Deus, a não ser que a terceira dobra do cordão esteja em plena atividade em nossas vidas.

É a comunhão com o Espírito Santo que vai dar toque de resistência aos nossos cordões humanos. Esposo e esposa, pais e filhos, irmãos na fé, irmãos biológicos e até sócios em algum negócio, precisam da imprescindível presença do Espírito de Deus para serem bem sucedidas. O cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

Indesistivelmente,

Mário Porto,

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens