Fechar
Buscar no Site

Como é a perseguição aos cristãos na China?

A vigilância na China está entre as mais opressivas e sofisticadas do mundo. A participação nas igrejas é rigorosamente monitorada e muitas igrejas estão sendo fechadas — sejam elas independentes ou parte do Movimento Patriótico das Três Autonomias (igreja protestante oficialmente sancionada pelo Estado na China). 

Permanece ilegal para menores de 18 anos frequentarem a igreja. Todos os locais de encontro tiveram que fechar durante a crise da COVID-19, mas algumas igrejas foram forçadas a permanecerem fechadas, mesmo quando as restrições começaram a afrouxar, e foram silenciosamente eliminadas. A velha verdade é que igrejas só serão percebidas como uma ameaça ao se tornarem muito grandes, muito políticas ou convidarem estrangeiros.

Líderes cristãos geralmente são os principais alvos da vigilância do governo e alguns deles são sequestrados. “Eles são simplesmente pegos e aparecem meses depois em um tipo de prisão domiciliar, onde são reeducados”, disse uma fonte da Portas Abertas.

Se um convertido do islamismo ou do budismo for descoberto pela comunidade e pela família, é provável que enfrente ameaças ou abusos. Os maridos podem fazer pressão para se divorciar ou persuadir para que as esposas abandonem a fé. Vizinhos podem denunciar qualquer atividade cristã para as autoridades ou para o chefe da vila, que agirá para impedir os cristãos.

“Nós podemos ser atacados. Mas, como Jesus, isso não nos impedirá de declarar que o Reino de Deus chegou.” 

Herman (pseudônimo), cristão perseguido na China

O que mudou este ano? 

Os níveis de perseguição na China subiram levemente, muito porque os cristãos enfrentaram aumento na pressão por parte das autoridades chinesas. Em outras áreas da vida, a perseguição permanece quase ou completamente estável, com as igrejas sendo o local onde os cristãos mais enfrentam perseguição. 

Quem persegue os cristãos na China

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na China são: opressão comunista e pós-comunista e paranoia ditatorial.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na China são: oficiais do governo e partidos políticos. 

Quem é mais vulnerável à perseguição na China? 

Os convertidos de origem muçulmana ou budista provavelmente enfrentam as mais severas violações da liberdade religiosa, porque são perseguidos não apenas pelas autoridades, mas também por suas famílias e comunidades. Consequentemente, os lugares onde perseguição aos cristãos é abundante são principalmente Xinjiang, Tibet e Oeste da China. 

Como as mulheres são perseguidas na China? 

Já que as mulheres lideram muitas igrejas, especialmente igrejas domésticas, elas são presas tanto quanto os homens.

Nota-se que a política de um filho, que agora relaxou, deixou um desequilíbrio de gênero. Parcialmente como consequência da baixa porcentagem de mulheres no país, há uma rede de tráfico humano de países próximos — e mulheres cristãs do Paquistão e de Mianmar são principalmente vulneráveis e vendidas como noivas. 

Como os homens são perseguidos na China? 

Meninos e homens cristãos na China são mais vulneráveis à violência física, incluindo ser agredido por oficiais da polícia. Homens tendem a ser os provedores financeiros das famílias, então toda a família sofre quando um homem é preso por muito tempo. Um número limitado pode ser demitido ou impedido de trabalhar por causa do trauma relacionado à severidade do tratamento sob custódia da polícia. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na China? 

A Portas Abertas apoia os cristãos na China com discipulado e treinamento de preparação para perseguição e fornece literatura cristã contextualizada para cristãos ex-muçulmanos e ex-budistas.   

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na China? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, você ajuda a manter o programa de discipulado para que cristãos ex-muçulmanos na China enfrentem a perseguição de forma bíblica. 

 

Pedidos de oração da China 

  • Peça ao Senhor que, apesar da vigilância intensa, a fé floresça na China e mais pessoas descubram o amor de Deus.
  • Ore para que parceiros da Portas Abertas alcancem os cristãos vulneráveis com literatura cristã, treinamento e comunhão.
  • Interceda para que as autoridades na China reconheçam a importância da liberdade religiosa e permitam a igreja se reunir e adorar sem restrições.

Um clamor pela China

Senhor Deus, por favor abençoe os cristãos na China que o adoram enquanto enfrentam tantos riscos. Dê a eles paz, alegria e força e permita que comunidades o adorem em espírito e verdade, apesar da vigilância intensa. Oramos para que as igrejas chinesas sejam conduzidas pelo Espírito Santo e preparadas para enfrentar qualquer forma de opressão. Que elas aprendam a discernir cada estação pela qual passam e respondam com sabedoria e maturidade diante das circunstâncias. Fortaleça e sustente seus filhos em toda a China. Amém.

Fonte/

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens