Fechar
Buscar no Site

Texto do Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 08/05/22

MULHER VIRTUOSA (1)
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. (Provérbios 31.10)
Você sabia que um dos principais motivos para o dilúvio foi que, ao tempo de Noé, os homens se encantavam com a beleza física e a formosura das mulheres? As Escrituras registram que “os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e tomaram para si mulheres, aquelas que, entre todas, mais lhes agradaram. Então o Senhor disse: O meu Espírito não agirá para sempre no ser humano, pois este é carnal.”
Por que esse fato aborreceu ao Senhor? Há algo de errado em apreciar a beleza? Escolher uma linda mulher para o matrimônio, em si, não consiste em pecado ou deficiência de caráter. Afinal, a Bíblia revela que ilustres personagens se casaram com belas esposas. Por exemplo, Sara, mulher de Abraão, e Rebeca, mulher de Isaque, eram mulheres de “formosa aparência”; e Ester, que se casaria com o rei persa Assuero, “era jovem bela, de boa aparência e formosura.”
O problema surge quando a escolha do cônjuge se baseia acima de tudo nos traços anatômicos da pessoa, sem maior consideração aos seus valores espirituais e morais. Esse padrão de escolha poderá trazer grande frustração no casamento, porque a beleza física não é permanente, mas se desfaz com o tempo. Ademais, nenhuma falha de caráter ou ausência de valores e atributos pode ser suprida pela formosura.
O poema sobre a mulher virtuosa (Provérbios 31.10-31), aliás, encerra com semelhante lição: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada” (v. 30). Muitas são as virtudes de uma mulher que tem o padrão bíblico de aprovação, porém o “temer ao Senhor Deus” é a maior dessas qualidades. É por isso que ela é elogiada por todos.
Temer ao Senhor é o princípio da sabedoria espiritual, que consiste em abster-se do mal e fazer a vontade do Todo-Poderoso. O valor da mulher virtuosa, que teme ao Senhor, muito excede o de finas joias. Feliz o homem que a encontra!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens