Fechar
Buscar no Site

Texto de Roberto Veloso, publicado na PG do dia 17/04/22

A PÁSCOA DE JESUS

Por Roberto Veloso

Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.” (Lucas 24:6,7)

A Páscoa para os cristãos representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Um acontecimento que significa o sacrifício definitivo do Cordeiro de Deus, seu único filho, enviado à terra para nos salvar.

A Páscoa foi instituída por Deus quando o povo judeu estava escravizado no Egito. Segundo a Bíblia, Deus determinou a Moisés que, no décimo dia do primeiro mês, cada família escolhesse um cordeiro sem defeito e o guardasse durante quatro dias em casa. No décimo quarto dia, o cordeiro deveria ser sacrificado e comido com pães sem fermento e ervas amargas. (Êxodo, 12)

O sangue do cordeiro deveria ser passado nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais o animal seria comido, porque o Senhor passaria pelo Egito naquela noite e aniquilaria todos os primogênitos, com exceção das residências onde houvesse o sangue nos umbrais.

E assim foi feito, naquela mesma noite o Senhor cumpriu a promessa e todos os primogênitos foram mortos, excetuados os do povo hebreu. Faraó mandou chamar Moisés e autorizou a libertação do povo depois de 430 anos de escravidão. Deus então determinou que a Páscoainstituída fosse celebrada perpetuamente, como sinal de agradecimento ao poder de Deus na libertação do povo.

A morte e ressurreição de Jesus Cristo ocorreu em plena Páscoa judaica, para que nós entendêssemos que Ele é o Cordeiro de Deus, sem máculas e o seu sangue tem o poder de nos libertar e salvar.

Jesus entrou em Jerusalém no décimo dia do primeiro mês, o que se conhece como Domingo de Ramos, e durante quatro dias ficou em Jerusalém, simbolizando a casa da família judaica no Egito. Na noite em que foi traído por Judas Iscariotes, participou da ceia com os discípulos, celebrando a Páscoa instituída pelo Senhor na libertação da escravidão do Egito.

Jesus foi sacrificado como o Cordeiro de Deus e no terceiro dia ressuscitou. Comemoramos uma nova Páscoa, não mais pela saída do Egito, mas porque em razão da ressurreição de Jesus, podemos nos libertar espiritualmente e termos acesso à vida eterna.

Jesus Cristo se ofereceu em sacrifício por nos amar sem medidas. Celebrar a Páscoa é reconhecer que a Sua morte e ressurreição se deram para propiciar a salvação a todos os que Nele creem. Jesus está vivo. Ele ressuscitou. Vive para nos propiciar a libertação do pecado. Aleluia. Vamos celebrar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens