Fechar
Buscar no Site

Texto do Ivan Moutinho – PG do dia 13/03/2022

VERDADEIRA COMIDA
Eu sou o pão da vida. (Texto Áureo – João 6.48-58)
Uma das maiores satisfações de pais, de crianças pequenas, é ver os seus filhos crescendo com saúde, desenvolvendo aptidões para falar, pensar e agir e alcançar a maturidade. Jesus com doze anos já se assentava no meio de doutores, interrogando-os, e todos que os que o ouviam, admiravam a sua inteligência e respostas, inclusive sua mãe. “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lucas 2:52). Crescer é uma necessidade para todo ser vivente. No entanto, todos precisamos de um bom alimento para garantir um corpo físico saudável e capacitação para adquirir conhecimento. Dessa maneira somos percebidos no mundo pela aparência física e pelo que manifestamos daquilo que conhecemos e pensamos.
A propósito, Jesus chocou muito dos seus seguidores, ou discípulos, pelo que declarou sobre comida em um duro discurso (v.60) que faz o “divisor de águas” entre aqueles que o seguiam até aquele momento. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6.56). Jesus pergunta, “Isto escandaliza-vos?”. É claro que Jesus se refere às coisas espirituais e não alimento físico, e explica “… as palavras que eu vos disse são espírito e vida.”(v.63). Mesmo assim, muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Jesus (v.66). Cuidemos para que o alimento material não seja o nosso principal alimento.
Alguém disse: “Nós somos o que comemos”. Concordo que tudo aquilo que ingerimos reflete diretamente em nossa vida. O nosso corpo responderá, se o que comemos for bom e nutritivo ele será saudável, cheio de energia e força. Assim como o corpo físico o nosso corpo espiritual deve ser alimentado. A despeito do juízo que os judeus tinham a respeito do “maná” , Jesus declara a todos: “Eu Sou o Pão da Vida”(v.48), o Pão Vivo que desceu do céu(v.51). Quando nos alimentamos do Pão da Vida, experimentamos a vivificação do espírito com saúde espiritual, energia espiritual, força espiritual e sabedoria concedida do Céu vinda de Deus.
Neste mundo, a nossa alma é alimentada por narrações e terríveis acontecimentos que ocorrem no mundo todo. Dizem que quando as coisas estão ruins é possível ficar pior ainda, é verdade. Um abismo leva a outro abismo. Ouvimos de guerras, enchentes, terremotos, avalanches, fome, pestes, perseguições, injustiças, corrupções, violência, roubos, assaltos, seqüestros, doenças, e por aí vão tudo aquilo que chega aos nossos ouvidos como noticiários e informações, e, assim, roubam a nossa força e, às vezes, o interesse em continuarmos vivos, e desejar a morte, como Elias amedrontado, cansado e com fome no deserto, mas foi alimentado por um anjo, e, pode prosseguir ao monte de Deus. A Palavra de Deus é o alimento para a alma aflita, que tem sede e fome de justiça, pois serão fartos (Mateus 5.6)
“- Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:54). O apóstolo Paulo em toda convicção de fé e lucidez espiritual, como nem um outro, fala por si : “ … vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”…(Gl 2.20); Paulo alcançou a estatura de quem se alimenta de Jesus. Apesar do que o mundo nos tem alimentado, não deseje a morte, mas se esforce para viver. O segredo é comer do verdadeiro alimento que dá a vida eterna. Creia em Deus, creia em Jesus, coma do Pão da Vida!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens