Texto do Pr. Ivan Moutinho – Pagina Gospel do dia 20/02/2022
A VIDA PRESENTE E A FUTURA
16- Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 – Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 – Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (II Corintios 4:16-18)
Desfalecer significa: diminuir em força, disposição ou esmorecer. Diante das multidões de tribulações no mundo promovidas pela maldade arraigada no coração de homens desesperadamente corruptos, contra o próprio homem, vem as perguntas: Como não desanimar? Como ser forte em meio a tanta injustiça? Porque devo lutar se o mal impera e provoca dor e sofrimento na alma dos que amam o bem e a justiça?
Anteriormente em (II Co 4.7-9), Paulo refere-se ao poder de Deus investido nele como um tesouro em vaso de barro, e conta um pouco que sentia-se atribulado mas não angustiado; perplexo, mas não desanimado; perseguido, porém não desamparado; abatido, porém não destruído … A resposta é que o seu Deus sempre o atendia e lhe dava descanso, o fazia fervoroso, lhe dava amparo e o tornava inabalável em meio a todo o seu sofrimento.
A Palavra de Deus é o amparo para todos os aflitos deste mundo seco e injusto. “- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;”(Mt 5.6) E essa mesma palavra deve ser bem guardada no coração de todos nós que desejamos tempos melhores para nossa alma, no dia a dia, no trabalho, na construção de uma vida que valha a pena ser vivida em paz e harmonia, crendo, falando e, assim, multiplicando a graça em nós para que muitos vivam para a glória de Deus. Pratique o bem em todo o tempo, mau ou bom.
Vivendo cada dia confiante e esperançoso no Senhor Jesus, com certeza, enxergaremos, pela Fé que as coisas eternas passam a ser fundamentais em nosso viver, ao ponto de percebermos que Deus é bem maior que toda a tribulação sobrevinda. E assim toda aflição se torna leve pois Deus é o nosso amparo. E o tempo de aflição será visto como, apenas, um momento, comparado ao eterno peso de glória acima de qualquer comparação.(v.17)
Portanto, para vencermos as intempéries em circunstâncias contrárias do momento, olhemos e confiemos naquele que é Eterno e que repreende e acalma toda e qualquer tempestade. Não atente para a fúria do vento, mas volte-se para o Deus que diz: “- Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Is 41:10). A justiça é de Deus e não dos homens.
Finalmente, a vida presente é para esforço e enfrentamento, e a vida futura, é a eternidade , esperança de todo aquele que anda por fé e não por vista. Eu cri; por isso, é que falei!(4.13)
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.