Texto do Lusival Gaspar – publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 20/02/2022
PROJETO HOMEM E MULHER
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)
A Bíblia é a revelação de Deus aos homens, na qual são manifestos os atributos do Criador e os do homem. Na constituição de Adão e Eva, o Todo-Poderoso concedeu-lhes vários de seus atributos, ainda que reservando para si atributos incomunicáveis, como a onisciência, a onipresença e a onipotência. No entanto, o homem foi criado, por um pouco, menor do que Deus (Salmo 8.5).
É muito importante saber que o Senhor nos fez semelhantes a ele, nos dotando de espírito, inteligência, valores morais e vida relacional. O Pai, o Filho e o Espírito formam uma unidade e uma família, com uma mesma essência e natureza, mas diferentes em alguns aspectos. Assim, por exemplo, toda a Trindade criou o Universo, porém Jesus é o Deus que se fez carne e habitou entre nós.
Segundo as Escrituras, o casamento é constituído por homem e mulher, semelhantes ao Pai e semelhantes entre si. No entanto, o Altíssimo também estabeleceu características diferentes entre eles, para se completarem um ao outro, nas perspectivas espiritual, emocional, sentimental, sexual e moral.
Nossas afinidades nos aproximam; nossas diferenças estabelecem necessidades que só podem ser supridas pelo outro. Pai, Filho e Espírito nunca estiveram separados. E, ao perceber que nada que havia na natureza preenchia as carências do homem, deu-lhe o Senhor a mulher por companheira e auxiliadora.
Como Supremo Criador, o Santíssimo é digno de honra e louvor. Então, por sermos semelhantes a ele, devemos também tratar nosso cônjuge com respeito, dignidade, admiração e amor. A regra, aliás, deve ser observada em relação a todos os homens.
Como você trata o seu semelhante? Mesmo o mais vil entre os homens tem a imagem do Criador, sendo objeto da nossa consideração. Como você trata seu cônjuge? Muito mais que seu próximo, ele forma com você uma só carne. Amor, admiração, dignidade e respeito lhe são devidos, portanto, em maior proporção.
Homem e mulher, semelhantes e distintos, para a eterna glória do Pai!
Lusival Gaspar – Igreja Batista Vale do Jordão
Texto extraído do livro “Adorando a Deus em Família” (Viegas Editora, p. 21)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.