Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 13/02/22

O SERVO FIEL, A CANA ESMAGADA E O PAVIO QUE FUMEGA
1 – EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. 2 – Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. 3 – A cana esmagada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. 4 – Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. (Isaías 42.1-4)
Deus nos fala desde os tempos antigos e, através do profeta Isaías, o Senhor anuncia o advento do seu Servo para trazer a Salvação ao povo de Israel e que se estenderia aos gentios. O eleito para a missão salvadora já estava com Deus e sendo em forma de Deus não usurpou ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. A escritura testifica de Jesus que na forma de homem humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. “… maldito todo aquele que for pendurado no madeiro (Gálatas 3.13), assim se define até que ponto Jesus se identificou com a humanidade que já estava condenada pelo pecado.
O Servo não veio para clamar como clamavam todos os profetas, pois Jesus é a resposta de Deus ao clamor de um povo que jazia assentado em trevas (Mt 4.16). O Servo, não se exaltou, reivindicando o respeito das pessoas, mas, gentilmente, convida a todos a virem até Ele afim de aprenderem de sua mansidão e humildade de coração.(Mt 11.28). O Servo não gritou na praça para chamar a atenção das pessoas, mas, com autoridade e saber nunca vistos entre homens, atrai as multidões ensinando sobre o Reino de Deus, e, realizando grandes sinais, curas, prodígios e milagres. E todos maravilhavam-se, como até hoje nos maravilhamos.
O Servo vindo do Senhor não veio para quebrar a cana esmagada e nem para apagar o pavio que esfumaça(v.3). O problema do pecado no mundo causa no homem sérios transtornos em sua vida pessoal, em família e no convívio social. Assim, multidões de pessoas vagam no mundo em estado deplorável e miséria espiritual, sem Deus e sem esperança, como cana esmagada ou pavio que fumega, se vêem sem qualquer possibilidade de serem restauradas em suas tristes existências. Sentenciados como: aquele que não tem mais jeito e sendo um caso perdido, sem solução. Se alguém está em Cristo, tudo se faz novo (II Co 5.17); Creia nisso.
Jesus veio justamente para consertar o quebrantado de coração, e faz o renovo de vida a quem se humilha e clama pelo seu auxilio. Jesus reascende a chama da esperança e alegria do viver, com o sopro do fôlego do Espírito Santo. E assim fará a sua justiça àquele que confiar e crer Nele e em Deus que o enviou. Ele diz: “- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.”( João 14:1)
O Servo Jesus, vindo do Céu, é infalível, e em verdade nos diz: “- Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.”( Marcos 13:31). Nenhuma autoridade religiosa ou política da época pôde quebrantá-lo. Pelo contrário, Jesus falou-lhes a verdade e, ainda, apresentou-se: “Eu Sou a Verdade!” (João 14.6). Ninguém pôde quebrantá-lo em sua missão. Como Servo Salvador, nem os seus ossos, “- Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.”(João 19.36). Assim, em obediência completa ao Pai, Jesus colocou na terra a justiça e a Lei do seu amor. A cana esmagada é restaurada e o pavio que fumega reascende. Glória a Deus, Aleluia!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens