Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 06/02/22
A PREPARAÇÃO DO CRENTE PARA O JUIZO FINAL
14 – Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 15 – E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 – Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. 17 – Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;18 – Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (II Pedro 3:14-18)
Esta é a segunda carta do apóstolo que se identificahumilde servo (escravo) dirigida aos que igualmente com ele alcançaram a fé preciosa pela justiça de Deus e Salvador Jesus Cristo. (2 Pe 1.1). Simão Pedro exorta seus filhos na fé a viverem com sabedoria cristã, estimula a Igreja a perseverar no crescimento espiritual em Cristo, a combater os falsos ensinos e heresias e desenvolver um estilo de vida cristã, de vigilância pessoal e bom testemunho ao mundo, com a certeza do glorioso retorno de Jesus Cristo que é iminente. Vivamos assim, também.
A Igreja que é a noiva de Cristo deve se preparar para o noivo. Assim como no primeiro século os cristãos nutriam o fervor apocalíptico, hoje, nós os crentes em Jesus devemos viver cada dia movidos pela mesma expectativa da iminente vinda de Jesus. O nosso Deus é atemporal, não sujeitado ao calendário humano, pois, “verdadeiramente, mil anos aos olhos do Senhor, são como o dia de ontem, que já passou, e como as poucas horas da vigília da noite.”(Sl 90.4). Por isso, a palavra de ordem para aqueles que alcançaram a fé por meio de Jesus é: PREPAREM-SE! “… procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.”(v.14)
A Igreja (a Noiva) deve ser adornada com a sabedoria vinda de Deus. “ – Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.” (Provérbios 4:5). Os homens comunicam a outros homens, Simão Pedro fala a respeito das epístolas de Paulo e de pontos de difícil entendimento para os indoutos e inconstantes. Para entender o ensino da sã doutrina não é necessário ser um intelectual, um doutor, um mestre. O indouto, neste caso, refere-se àquele que ignora o conhecimento de Deus. E a inconstância, também é outro fator que traz condenação no dia do juízo final. Os que perseveram até o fim no exercício da palavra ensinada por Jesus é que serão salvos.
Portanto a igreja deve ser nobre (Atos 17.11) e de bom grado não somente acolher a palavra, mas examinar cada dia nas Escrituras se as coisas que vemos acontecer está em conformidade com o evangelho de Cristo. Sejamos íntegros, corretos, sinceros e leais e assim confrontar os enganos dos homens abomináveis que torcem as Escrituras, falsificando a palavra de Deus para sua própria perdição. A esses não devemos acompanhá-los. Cuidado com os apostatas da fé que vem para enganar se for possível até os justificados por Jesus.
Enfim, o crescimento na graça e conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é o preparo necessário esuficiente para não nos desviarmos e deixarmos de glorificar a Deus na terra assim como no dia da eternidade. Estejamos, então, firmes, constantes e cuidadososseguindo em amor e aguardando todos os dias o Senhor Jesus. Maranata! Vem Senhor Jesus!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.