Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 30/01/22
JESUS NOS ENSINA A PERDOAR
Por Roberto Veloso
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”
Deus na Sua misericórdia infinita perdoa os nossos pecados. Por mais graves que eles sejam, o Senhor está pronto para perdoar, desde que haja prévio arrependimentoe conversão.
“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” (Isaias, 55:7)
Jesus Cristo na oração que nos ensinou diz que é preciso também que perdoemos a quem nos tem ofendido, porque se não conseguimos perdoar também não podemos esperar do Pai que nos perdoe.
“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” (Mateus 6:12)
Para ilustrar tal afirmação, Jesus conta a parábola do servo mau. Está escrito que havia um rei que resolveu ajustar as contas com os seus servos. Um deles devia ao rei dez mil talentos. Era uma dívida impagável. Representa muitosbilhões de dólares.
Mas, o rei se sensibilizou com a situação do devedor e perdoou toda a dívida:
“E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.” (Mateus, 18:27)
O servo, porém, não teve a mesma atitude com quem lhe devia cem denários, cerca de dez mil reais. A dívida perdoada equivalia a sessenta milhões de denários. E o rei, enfurecido, entregou-o aos carrascos até que pagasse toda a dívida.
Assim continua a acontecer. O homem tem uma dívida impagável de pecados e não consegue pagar por suaspróprias forças. Não há sacrifícios suficientes para saldar o débito.
E o ser humano crente em Jesus Cristo pede perdão de seus pecados todos os dias, mas muitas vezes se esquece de perdoar a quem lhe ofendeu, trazendo umressentimento no peito que traz doenças psicossomáticas.
Se desejamos que os nossos pecados sejam perdoados, devemos perdoar. O perdão concedido nos reconcilia com Deus, porque Ele espera que tenhamos a mesma atitude em relação aos nossos devedores.
Deus na Sua benevolência e graça perdoa a todos desde que o homem se converta do mau caminho e perdoe a quem lhe ofendeu. Deus, por meio de Seu filho, Jesus Cristo, nos ensina a perdoar.
Perdoar é difícil, por isso precisamos da ajuda de Jesus Cristo, pois Ele é a nossa rocha e fortaleza e o Seu sangue é que nos lava de todo o pecado e assegura a vida eterna.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.