Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 30/01/22

EM QUAL TRECHO DA VIAGEM ESTAMOS E QUANTO TEMPO FALTA PARA CHEGARMOS?

5 – E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: 6 – Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada. 7 – E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer? 8 – Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. 9 – E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. 10 – Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; 11 – E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. 12 – Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. 13 – E vos acontecerá isto para testemunho. (Lucas 21:5-13)

Alguém já disse que a humanidade viaja numa grande nave, chamada Planeta Terra. Na  viagem, ainda podemos contemplar alguma paisagem bela que é vista  através da janela dessa vida. E assim, também, quando se toma o rumo em uma viagem, vez em quando, queremos nos certificar em qual trecho do percurso estamos e quanto ainda falta para chegarmos em nosso destino. No mundo, nossa vida é uma viagem, sigamos os sinais da parte de Deus.

No texto, Jesus profetiza que breve viria uma destruição que não ficará “pedra sobre pedra”, referindo-se ao templode Jerusalém e, assim, este sinal  cumpriu-se após  setenta anos D.C,  quando  o templo dos judeus literalmente foi  derrubado pelos muitos dos seus inimigos. No entanto, ainda hoje, templos estão sendo destruídos no mundo. Refiro-me aos milhares de cristãos em muitos países ondetodos os anos centenas de milhares são dizimados. A organização cristã internacional Portas Abertas divulga mapas e lista dos países que perseguem extremamente, severamente ou fazem perseguição alta ao cristão. Por enquanto o Brasil não figura nesta triste estatística de perseguidos, embora possamos ouvir rumores  que estaoutra forma de perseguição pode chegar por aqui. Não nos enganemos (v.8) não vivemos tempos bons.

Mas todo cristão deve saber em que tempo está vivendo. Paulo fala à igreja como advertência: “- Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.”( I Tessalonicenses 5:3). Disse Jesus: – Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. (Marcos 13:31), Jesus é o Caminho a verdade e a Vida e o nosso Salvador.

Virão muitos enganadores apropriando-se do nome de Jesus dizendo que o tempo está próximo (v.8), cuidado, não vá até ele; Estamos ouvindo muito de guerras eagitação pública no mundo(v.9), este é o primeiro sinal do fim dos tempos que é a desordem social em todo o mundo; Nação contra nação e reino contra reino (v.10) conflitos mundiais em nome da ideologia, poder e ganância do homem contra o próprio homem; “ – E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências, coisas espantosas, e grandes sinais do céu” (v.11) os noticiários reverberam estas noticias. Sim, vemos estes sinais da natureza  enfurecida, vemos a fome e a peste na forma de pandemia, e vemos o aumento da impiedade humana.

Jesus enfatiza que antes que os sinais aconteçam, os cristãos serão perseguidos e levados diante degovernadores e reis deste mundo tenebroso, e acusados deter: Amor pelo nome de Jesus. É certo que o mundo jaz no maligno, mas nós, cristãos, somos salvos por Cristo. Não nos assustemos com tudo isso, mas regozijemos porque logo, logo chegaremos em nosso destino final, a Nossa Pátria Celeste.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens