Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 30/01/22

DESCANSAR NO SENHOR

“Minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. (Êxodo 33.14)

Todos nós, de tempos em tempos, temos necessidade de um pit stop, de uma troca de óleo, ou do que for necessário para calibrar e abastecer. E sabemos que precisamos disso, quando nos sentimos desanimados e estacionados, mas é justamente nesse momento que não somos capazes de fazer isso acontecer.

Quando os filhos de Israel partiram para a Terra Prometida, eles fizeram isso pois Moisés lhes havia descrito uma terra da qual fluía leite e mel. Entretanto, ele não mencionou que passariam anos para eles chegarem lá. A maioria do progresso significativo acontece em estágios ou fases. É preciso uma grande fé para suportar as fases que não parecem tão confortáveis ou recompensadoras quanto o destino final. Por incrível que pareça, cheguei à conclusão de que o destino não é o lugar onde se alcança o crescimento, e que o aprendizado é um processo e não um produto. Aprendemos tudo quando exercitamos a paciência no intervalo entre os nossos destinos.

Às vezes chegamos à fase da pausa breve no projeto de Deus, e às vezes encerramos ali, pois um de nós está simplesmente casando demais para manter o ritmo e a motivação para o crescimento. É mais fácil para ele do que para aquele que está carregando o óleo para a lâmpada. Muitas vezes lidamos com essas fases de maneira diferente, dependendo de se a visão era tão importante para um quanto era para o outro membro de um casal. Em geral as pessoas que o amam se juntam a você na caminhada, mas isso não significa que elas estão envolvidos no seu destino. Às vezes elas estão prosseguindo apenas porque aquela é a sua direção.
Eles finalmente se cansam das exigências e precisam abastecer. Não estão tão envolvidos com o destino quanto você. É aqui que acontecem as perguntas e as conversas mais transparentes. É difícil quando o que alimenta um de vocês está sugando o outro. Em geral isso acontece de tal maneira que aquele que está sendo alimentado se esquece do fato de que o outro sugado. Muitas pessoas se divorciam ou procuram aconselhamento familiar totalmente chocadas com o que está acontecendo. Elas nunca sequer souberam que havia um problema; entretanto, mais tarde, quando fazem uma retrospectiva, podem ver os sinais que revelaram algo errado.

Por isso é imprescindível, desligar o piloto automático da vida, para repousar, ponderar, equalizar as emoções, calibrar a espiritualidade e os relacionamentos, para encontrar equilíbrio e saúde integral.

Indesistivelmente,

Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens