Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 23/01/22

CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL, E A PRESENÇA DA IGREJA NAS RUAS.

“E lhes traziam criancinhas, para que as tocasse; e os seus discípulos repreendiam aos que as traziam.
Mas, Jesus, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes : deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais; porque das tais é o Reino de Deus” (Mc. 10: 13-14).

No Brasil nós temos a triste realidade de muitas crianças em situação de rua e completo abandono social, onde experimentam diariamente o medo , a insegurança e o frio das ruas. Todavia, pior do que enfrentar o frio das ruas é ter que conviver com a frieza das pessoas em relação à elas. Em razão disso, correm para as drogas em forma de solventes e restos de bebida alcoólica que encontram nas lixeiras dos bares da cidade, para se entorpecerem, buscando uma anestesia para a sua dor.
Muitas vezes essas crianças nos estendem as mãos, pedindo dinheiro, porém nas entrelinhas do seu pedido de dinheiro, está o pedido de um abraço e de acolhida em amor.
E nós, que somos a igreja do Cristo que deseja acolher essas crianças, na maioria das vezes, por não conseguir ler o que está nas entrelinhas de seu pedido, damos apenas alguns trocados, e depois recolhemos a mão ou fechamos o vidro do carro. E quando vemos uma dessas menininhas grávidas prematuramente, com muita frequência dizemos: “irresponsável! Não cuida nem da própria vida , como vai cuidar da vida de uma outra criança?! “ Quando na realidade, deveríamos pensar : “Meu Deus, coitada dessa criança que, no desespero da falta de afeto, buscou isso na própria rua, e foi engravidada , quem sabe, por outra criança igualmente buscando afeto em outros braços. E assim a população de rua infantil vai se multiplicando.
É lindo quando Jesus oferece aqui no texto a possibilidade das crianças pertencerem e fazerem parte do Reino de Deus. Em Cristo, aquelas crianças receberam uma identidade e uma cidadania de inestimável valor, elas agora pertenciam ao Reino de todos os reinos.
Hoje, Jesus continua presente nas ruas e presente , sobretudo, na vida de crianças que estão em situação de vulnerabilidade nas ruas, através da igreja. Através de mim e de você.
Sejamos, pois , a mão do Senhor estendida a essas crianças levando-lhes um pouco de afeto, dignidade e essa sensação de pertencimento a um Reino que não é desse mundo. Pare e pense nisso! (Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz, sem qualquer titularidade ou prestígio, apenas um escravo. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens