Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio

TABUS, UMA SUPERSTIÇÃO OU ALGO QUE DEVE SER OBEDECIDO?

A nossa sociedade, geralmente, entende um tabu como uma proibição que gravita no ambiente da superstição, e que por isso não deve ser levado a sério e muito menos ser obedecido. Todavia, um tabu pode ser muito mais sério do que se imagina. Os tabus podem revelar, não apenas as crenças de um povo, mas sobretudo uma orientação de Deus para uma sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade é considerado um tabu o homem não ter relações sexuais com a sua mulher quando esta se encontra menstruada. Mas nós encontramos essa recomendação na forma de mandamento divino nas Sagradas Escrituras: “Se a mulher tiver um corrimento , e o seu corrimento na sua carne for sangue, ela será separada por sete dias, e qualquer que a tocar será impuro até à tarde” (Lv. 15: 19). Isso, no mínimo, deve nos advertir que não podemos nos precipitar e apressadamente declarar que os tabus não passam de superstições, e que por tanto, não devem ser levados a sério, pois eles podem trazer prescrições de Deus para a nossa vida. No caso de Lv. 15: 19, todos nós sabemos o quanto a observância dessa recomendação pode ser importante para a saúde, tanto do homem quanto da mulher.
Uma outra questão, é também considerado um tabu, para muitos, o comer carne com sangue. Porém, não é sem razão que a Bíblia proíbe comer a carne de um animal com o seu sangue, pois toda doença que porventura o animal tenha se detecta por uma amostra do sangue. O que significa dizer que é no sangue que se concentram a maioria das doenças. Portanto, a Bíblia mostra uma sabedoria divina ao fazer essa proibição. Não é apenas uma questão de tabu, mas de saúde.
Devemos então ter muito cuidado sobre essas questões que denominamos como tabus e tendemos a não dar muita importância, pois , por trás das mesmas podem estar preceitos divinos para nos preservar. Por isso, tudo deve ser examinado criteriosa e adequadamente, para não tendermos nem para o extremo de aceitar e acreditar em tudo, e nem para o outro extremo de rejeitar tudo, como se fosse puro tabu e superstição. Quem tem falta de sabedoria peça a Deus para examinar tudo com discernimento, prudência e responsabilidade. Pare e pense nisso! ( Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz, sem qualquer titularidade ou prestígio, apenas um escravo. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens