Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 19/12/21

A GRAÇA DE DEUS É TUDO O QUE PRECISAMOS

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio
de graça e de verdade.” (João 1.14)

Graça, é uma palavra latina, e tem raiz na palavra grega: CHARIS, a qual tem por significado: Amor
incondicional, Dom gratuito, Favor concedido a alguém, Generosidade incondicional. A palavra Graça, na
Bíblia é atribuída tanto no aspecto especialíssimo no tratamento de Deus para com os homens, quanto na
concessão e favorecimento comum entre as pessoas.
A saudação normal na saída ou chegada, na cultura dos judeus, desejava: A Paz seja convosco! (Gênesis
43.23) E Jesus, assim, recomendou aos seus discípulos: – E, em qualquer casa onde entrardes, dizei
primeiro: Paz seja nesta casa. (Lucas 10:5)
E vindo o cristianismo, acrescentou-se a Graça à saudação com a Paz. Como visto nas cartas paulinas, I e II
Pedro e Apocalipse de João. Hoje, cristãos cumprimentam-se com a Graça e a Paz do Senhor Jesus.
A Graça de Deus é a riqueza e novidade da igreja de Cristo. O apóstolo Paulo em Efésios, diz que a
redenção é segundo as riquezas da Graça de Deus (1.7), que a benignidade, também, são riquezas
encontradas em Cristo Jesus (2.7) e o anuncio do Evangelho, riquezas incompreensíveis de Cristo (3.8).
Não precisamos de mais nada além da Graça vinda por meio de Jesus. E suficiente e bastante. Paulo
encontrava-se fragilizado como que tivesse um “espinho na carne”, e orou insistente, para que o Senhor
arrancasse tal espinho. Amados, o espinho pode ser qualquer coisa que nos incomoda ao extremo. É
dolorido, sofrível, e leva-nos a perceber que somos incapazes, fracos e precisamos urgente de ajuda.
Em segunda Corintios, capítulo 12, versículo 9 – Paulo ouve a voz consoladora de Jesus: A minha Graça te
basta. Esta palavra de Jesus, no momento em que sofremos “espinhados”, é suficiente para amenizar a dor
e o sofrimento.
Isaías 53:3, descreve Jesus como desprezado, o mais rejeitado entre os homens, homem de dores,
escarnecido. Se dissermos que um espinho incomoda, devemos lembrar que feriram, violentamente, a
cabeça de Jesus com uma coroa de espinhos. (Mateus 27.29).
Qual é o seu espinho na carne? Você se sente incapaz? Está sofrendo o desanimo? O teu mundo está sem
graça? Está fraco e triste? Ouça o que Jesus tem para te falar: “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Paulo é confortado e novamente se anima. Mas, Jesus não falou que tirar-lhe-ia o espinho. O espinho é
necessário para que possamos nos gloriar em Cristo pelas nossas fraquezas. Paulo chega à feliz conclusão
de que a fraqueza é necessária para o fortalecimento da sua fé, por amor a Cristo. (II Corintios 12.10). E
diz: “… é quando estou fraco então sou forte”. Ô Glória! Maravilhoso paradigma (padrão) de Deus!
O Deus Pai enviou ao mundo o Verbo que se fez carne, o Filho Unigênito, cheio de Graça e Verdade.
Assim, devemos crer no seu nome pois seremos salvos pela Graça do Senhor Jesus Cristo. (Atos 15.11).
E nesse mundo ou no porvir, a Graça de Deus é tudo o que precisamos. Creia!

Pr. Ivan Moutinho – Ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens