Roberto Veloso – Texto publicado na Página Gospel do JP do dia 05/12/21
A FÉ DO CENTURIÃO
Por Roberto Veloso
”Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.” (Mateus, 8: 13)
Essa narração da vida de Jesus é cheia de ensinamentos. Jesus está morando em Cafarnaum e não em Nazaré, porque a cidade na qual foi criado O rejeitou. Assim ainda hoje ocorre. Apesar de Jesus estar à disposição, como estava em carne àquela época, muitos O rejeitam.
“E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se. E desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e os ensinava no sábado.” (Lucas 4:29-31)
Mas, se há os que recusam a Jesus, há os que O aceitam. E para quem aceita, Jesus olha, protege, se compadece e realiza milagres. Foi dessa forma que aconteceu com o centurião. Apesar de não ser Judeu, teve uma fé admirável pelo próprio Cristo.
“Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” (Mateus, 8: 10)
Com certeza, para que o centurião romano estivesse com tamanha fé, ele já tinha ouvido falar dos feitos de Jesus e ouvido a Sua palavra. Isso foi o bastante para que sua fé fosse maior do que a de todos os judeus.
Nós continuamos com esse mesmo privilégio nos dias atuais. Temos acesso à palavra de Jesus por meio da leitura da Bíblia e vemos, cotidianamente, os Seus milagres. Sendo os maiores, a transformação das pessoas que O aceitam.
É de impressionar a atualidade da palavra de Deus contida na Bíblia, porque àquela época, mesmo com Jesus entre eles, houve muita rejeição ao Mestre. Felizmente, igual a mais de 2000 anos atrás, há hoje os que O aceitam pela fé.
O exemplo do centurião deve servir de orientação para os que creem em Jesus. A começar da humildade:
“Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.” (Mateus, 8: 8)
Precisamos dessa fé, a que move montanhas. A que Jesus nos ensina a ter. Por isso pedimos a Deus que continue a nos dar força para mantermos a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador de nossas vidas.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.