Fechar
Buscar no Site

Pr. Moreira Silva – Texto publicado na Página Gospel do JP do dia 05/12/21

Reflexão: Mentoria Cristã.
A nossa infantilidade tem a ver com ausência de mentores conforme disse Howard Hendricks: “Todo cristão precisa de pelo menos três pessoas na vida, primeiro alguém que lhe mentorie, segundo alguém com quem compartilhe as dificuldades e terceiro alguém a quem possa servir de mentor”.  Do contrário não há crescimento, pois, uma das dinâmicas do evangelho é pastorear e ser pastoreado, a fé cristã é intrinsecamente relacional, precisamos ser mentoreados para aprender a valorizar o outro. Podemos descrever a mentoria como um processo de aprender a valorizar a riqueza educacional que o outro nos traz e junto com suas habilidades sociais que nos ajuda a desenvolver. Vivemos numa cultura narcisista que enaltece o individualismo, somos doutrinados a nos camuflar e reproduzir realidades ao nosso respeito que não são reais, vendemos essa imagem e as pessoas compram, vivemos em função do que nós imaginamos que somos, a mentoria nos libertar do autoengano nos dando a consciência da nossa humanidade e da nossa fragilidade, mas, também nos leva há um desenvolvimento consciente de maturidade cristã. Todos que estão inseridos no seguimento de Jesus tem a vocação de pastorear e ser pastoreado, estar sob mentoria é estar sob cuidado de alguém que serve como exemplo, que instrui exorta com sabedoria, que tem como pedagogia de ensino o não paternalismo que impede que a pessoa ganhe a sua maturidade tornando-se dependente. O mentor cristão que leva a sério o evangelho exercita a pedagogia da paternidade que leva o irmão ao desenvolvimento saudável ajudando o irmão a tornar-se o protagonista da sua própria história, isso não tem nada a ver com cobertura espiritual como é muito divulgado em nossa cultura. Todos nós já temos a cobertura espiritual na pessoa do Senhor Jesus, mas, o mentor é o irmão mais experiente que está disposto ajudar os mais novos a ganhar a sua maturidade, tendo em Jesus o modelo, o padrão e paradigma de uma mentoria saudável e eficiente. Que Deus nos dê a humildade de ser pastoreado e pastorear, contribuindo com esta nova humanidade que Jesus Cristo chamou de minha igreja.
Ele toda glóriaPr Moreira

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens