Bispo Mário Porto – Texto publicado na PG do JP do dia 05/12/21
OS DESAFIOS DESSE TEMPO
As histórias e as profecias relargadas no livro de Daniel servem de inspiração para nos mantermos fortalecidos face à provações.
O cenário do capítulo 10 de Daniel transcorreu por volta do ano 535 a.C., no terceiro ano do reinado de Ciro. Os setenta anos já haviam decorrido desde que Daniel fora compelido a acompanhar os exércitos de Nabucodonosor, em sua marcha de Jerusalém para Babilônia. Deus cuidara de Daniel em todas crises enfrentadas pelo profeta. Havia respondido às suas orações e mantivera-o em boas condições físicas, apesar de seus 88 anos de idade. A primeira ordem do rei Ciro para reconstrução de Jerusalém, havia sofrido uma renhida oposição por parte dos samaritanos (Esdras 4). Ao invés de queixar-se, Daniel orou e jejuou por três semanas (Daniel 10-2). Às suas orações novamente atendidas, da mesma forma como foram respondidas em Daniel 2 (revelação do sonho ao rei Nabucodonosor); Daniel 6 (o livramento da cova dos leões); Daniel 9 (entendimento sobre a visão das 70 semanas). Daniel é informado pelo anjo que, Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar na libertação do povo de Deus.
O cenário do capítulo 11 de Daniel traz-nos mais informações sobre o fim dos impérios da Medo-Persa e Grécia. A divisão da Grécia em quatro reinos menores é novamente enfatizada por Deus (Daniel 11.4) quase trezentos anos antes que os fatos aconteceram. Em seguida Daniel narra o conflito entre os reinos situados ao norte e ao sul de Jerusalém, respectivamente e os selêucidas e os ptolomeus, com todos os seus desdobramentos até o tempo do fim dessas duas dinastias de origem grega.
Finalmente o capítulo 12 do livro de Daniel merece a nossa especial atenção, pois encerra grandiosas promessas para o povo escolhido de Deus.
“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo, mas será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro”. (Daniel 12.1).
Os eventos importantes são descritos em Daniel 12, os quais se desenrolarão nos momentos finais que antecedem a segunda volta de nosso Senhor Jesus Cristo.
O tempo de angústia a que se refere o profeta Daniel envolverá principalmente a nação de Israel depois de seu renascimento. Esse tempo é denominado pelo profeta Jeremias como “angústia de Jacó” (Jeremias 30.7). Ê justificável esta angústia, pois a atual cidade de Jerusalém estará sendo vítima do cerco por parte dos exércitos inimigos, previsto em Joel 3.2 e Apocalipse 16.16, cujos textos tratam sobre Armagedom. Os efeitos devastadores do Armagedom atingirão diretamente a todos as nações do mundo, pelo fato de elas estarem interligadas através o processo da globalização. Inevitavelmente se instalará em âmbito mundial o caos em todos os setores da sociedade e toda estrutura sucumbirá.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.