Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 21/11/21

BEM AVENTURANÇA, PROMESSA FUTURA OU UM EXERCÍCIO DE FÉ  NO MUNDO?

1 – E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; 2 – E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: 3 – Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4 – Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 – Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7 – Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8 – Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9 – Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10 – Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11 – Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 – Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mateus 5:1-12)
Além dos discípulos, uma multidão mostrava interesse em ouvir o que Jesus poderia falar-lhes. Jesus tem muito a ensinar sobre a ética do Reino: “ – E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo.” (v.2). Temos muito do que aprender para sermos percebidos por Deus como pessoas bem-aventuradas. Precisamos compreender a Ética do Reino se quisermos viver uma vida de arrependimento. Os que de bom coração atentam para os ensinos do Reino, podem até entender como promessas  par o futuro, no entanto, devemos ler  tais ensinos como aspectos do momento presente, alçando vistas à nossa redenção final, em Cristo Jesus.
Iniciando, Jesus diz que o reino dos céus é para os pobres de espírito. Deus que nos tornar ricos não com bens materiais, mas em riquezas espirituais, acumulando um tesouro nos Céu. Os pobres de espírito terão as riquezas da graça de Deus, a redenção pelo sangue de Cristo e perdão das ofensas no tempo chamado hoje. Não é promessa futura “- Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Efésios 1.7)
Jesus ensina sobre a certeza do consolo para aqueles que choram. Lembram da bem-aventurada mulher que se assentou por trás de Jesus e regou-lhes os seus pés com lágrimas? (Lucas 7.38). Creia, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmos 30.). Jesus garante o conforto e consolo aos pobres de espírito que o buscam com lágrimas. O chorar não salva, mas enquanto vivermos neste mundo, nos esforcemos para alcançar a salvação produzindo, a cada dia, frutos dignos de arrependimento (Mateus 3.8).
Mansidão, justiça, misericórdia, limpos de coração, pacificadores, são outras marcas que Deus busca naqueles que prosseguem e sempre aprendendo com Jesus. Quem deseja o reino de Deus, deve frutificar o fruto do Espírito. Aqui não temos cidade permanente, mas buscamos a futura, a Nova Jerusalém. Por isso, ofereçamos a Deus sacrifício de louvor que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome.(Hebreus 13. 14.15). Frutifiquemos para nosso Deus.
Perseguições, injurias, injustiças, mentiras sobrevirão, aos que se esforçam em serem bem-aventurados e dignos do reino dos céus, mas Jesus ensina que  a exultação e a alegria devem ser a nossa resposta a todo mal que nos afligir (v.12). Pois é certo o  galardão que nos espera no Céu. Alegrai-vos, outra vez digo,  alegrai-vos no Senhor, crentes bem-aventurados e vencedores pela Fé.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon –MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens