Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – Pagina Gospel do dia 07/11/21

PODEROSO PARA VOS GUARDAR DE TROPEÇAR
20 – Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 – Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22 – E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; 23 – E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. 24 – Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, 25 – Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. (Judas 1:20-25)
Esta é uma pequena, mas poderosíssima carta entre todas as epístolas do Novo Testamento, um capítulo com vinte e cinco versículos, escrita por Judas, o meio irmão de Jesus, filho de José e Maria. Inicialmente,  se identifica como servo de Jesus Cristo, endereçando suas palavras aos chamados para serem santos, amados em Deus Pai e guardados por  Jesus, que, em sua oração sacerdotal,  orou, estendendo a proteção de Deus, inclusive, a nós que vivemos no presente século. “… rogo por aqueles que vieram a crer em mim, por intermédio da sua (Pai) palavra”… (João 17.20). Nós, também, somos daqueles que creram e receberam a palavra do evangelho, portanto, somos destinatários desta carta e precisamos ficar cientes deste conteúdo.
Sim, temos liberdade cristã e a livre graça de Deus, mas não temos “licença” para pecar mediante a liberdade que temos em Cristo. Em todo tempo  os ensinamento  judaico-cristão, é  bombardeado quanto aos seus valores morais, e a maior parte da carta (vs 4-19) é dedicada à condenação severa aos que ensinam e, por conseguinte, mesmo aqueles que  dizem professar a fé cristã, muitos se corrompem, até hoje, dando abertura para a prática da imoralidade e libertinagem estimulada pelos ímpios, e, assim, negam em seu próprio corpo o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Cuidado, não sigamos com quem pratica a imoralidade.  Cuidem de si e de seus filhos, filhas, netos, para não seguirem e imitarem a promiscuidade sexual nesses dias maus. Certamente, Deus julgará, e punirá com fogo eterno, como Sodoma e Gomorra (v.7) aqueles que andam na carne pecando e não no espírito se santificando a Deus.
É dever cristão pelejar pela fé, não só com a estratégia de uma simples oposição negativa, mas Deus quer que sejamos separados de todo o mal, vivendo em santidade e em auxílio aos outros, para a edificação, orando no Espírito Santo. Nunca esquecer que somos dependentes do grande amor de Deus e da sua misericórdia para a esperança eterna na compaixão e  discernimento espiritual. Não acenando para as seduções do mundo atendendo ao seu apelo,  conivente com o erro, reverenciando ao pecado. Rejeite e nunca aceite isso! Dispense da sua vida até a aparência do mal (I Tessalonicenses 5.22). Sejamos cuidadosos em nossa caminhada de fé. Aquele que está de pé, cuidado para não cair (I Coríntios 10.12)
Enfim, quem nos guarda de tropeçar neste mundo corrompido, é o Deus poderoso. De que modo você quer se apresentar perante a sua glória (vs. 24), com alegria ou com medo de  punição? Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Portanto, a Glória, Majestade, Domínio e Poder sejam dados para sempre ao Único Deus sábio e Salvador nosso que nos guarda do tropeço. Amém!
Pr. Ivan Moutinho – ibbboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens