Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mário Porto – Pagina Gospel – 31/10/21

REFORMA PROTESTANTE 504 ANOS

Igrejas que perderem a sua visão e paixão missionária deixam de existir. Jesus diagnosticou a doença da cegueira espiritual e ministerial na Igreja de Laodiceia e lhe deu o seguinte conselho: “Eu te aconselho que compres de mim ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; roupas brancas, para que te cubras e a vergonha da tua nudez não seja mostrada; e colírio, para que o apliques sobre teus olhos e enxergues”. (Apocalipse 3.18). Aquela igreja estava cega espiritualmente para as oportunidades que Jesus lhes abriu. A solução era aplicar o colírio celestial para restaurar a visão espiritual.

A saúde espiritual de sua identidade e da sua missão é tudo que uma igreja local precisa para impactar o mundo.
Quando uma igreja local não sabe quem ela é e para que ela existe, fica estagnada, adoece e fica depauperada, atrofiada.
Por isso, Pedro, em sua primeira carta (1 Pe. 2.1-10), faz duas perguntas relevantes: quem somos e para que somos ? Ele diz: “Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

Primeiro, quem somos ? Pedro diz que somos pessoas que se aproximam e ficam em Cristo, somos uma casa espiritual e sacerdócio santo, somos os únicos para quem Jesus é precioso, somos raça eleita sacerdócio
Real. Nossa cidadania é celestial. A principal lição que Pedro quer nos ensinar é que há uma continuidade entre o Israel do Antigo e a Igreja do novo testamento. Deus só tem um único povo na história: o Israel de Deus (Rm 11.25-27).

Segundo, para que somos ? Pedro responde dizendo que Deus nos fez povo seu com um propósito: Para anunciar as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Com este sentido, o verbo “proclamar” (eksangello), só aparece aqui em todo o Novo Testamento. Significa “publicar ou declarar publicamente, anunciar ou tornar amplamente conhecidas para os de fora” as virtudes de Deus (Sl 9.14; 79.13).
O que são estas virtudes ? A palavra “virtude” significa “qualidade, atributo, excelência e louvor”. A igreja deve proclamar verbalmente as virtudes de Deus, seus feitos, seu poder, sua glória, sua sabedoria, sua graça, sua misericórdia, seu amor e sua santidade. E a igreja faz isso quando cumpre a ordem missiológica.

Toda igreja local precisa ter uma visão espiritual da sua identidade e missão.
Em 66 d.C., estourou uma revolução na Palestina em virtude de problemas religiosos entre judeus e gregos. O imperador enviou para lá o general Tito Vespasiano para estancar a revolução. Por volta do ano 67 d.C., Paulo é condenado à morte em Roma e degolado. Segundo a tradição Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Todos os demais apóstolos foram igualmente martirizados em outros recantos do império. No ano 68 d.C., o senado romano pressiona Nero; ele foge de Roma e ceifa sua própria vida. No ano 70 d.C., Tito destrói Jerusalem e dispersa judeus e cristãos pelo mundo. Em 86 d.C., Domiciano assume o governo em Roma.

Foi chamado de “o segundo Nero”. Foi o primeiro imperador a arrogar para si o título de  “senhor e deus”. Foi este perseguidor implacável que deportou o apóstolo João, único sobrevivente do colégio apostólico, então pastor em Éfeso, para a Ilha de Patmos. O propósito de Domiciano era calar a voz do último apóstolo de Cristo. Encerrando-o naquela inóspita e vulcânica Ilha, fechou todas a portas da terra. Nesse momento, porém, Deus abriu-lhe uma porta no céu. Quando a história parecia caminhar para um desatino inexplicável, Deus abriu as cortinas do futuro e revelou não as coisas que poderiam acontecer, mas as coisas que vão acontecer.

Por mais sombria que seja a realidade presente, com tantas incertezas geradas pela crise mundial.
O mal não triunfará sobre o bem.
A mentira não prevalecerá sobre a verdade.
A vitória retumbante será de Cristo e da sua igreja.

Igreja Renovada sempre se renovando.

Salve salve os 504 anos da Reforma Protestante

SolideoGloria

Indesistivelmente,

Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens