Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 17/10/21

A ESCADA POSTA NA TERRA CUJO TOPO ALCANÇA O CÉU

43 – No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. 44 – E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 – Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46 – Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. 47 – Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. 48 – Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. 49 – Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. 50 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. 51 – E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.  (João 1:43-51)

Normalmente na antiguidade os próprios discípulos ou os seus pais é quem escolhiam o mestre para segui-lo. Os discípulos demonstravam respeito aos mestres do Torá (LEI), andando atrás deles. Jesus já havia chamado a André (vinde e vede; v.39) e este achou o seu irmão Simão que  Jesus  trocou o seu nome para Cefas (que quer dizer Pedro; v.42). No dia seguinte Jesus “achou” Filipe (Segue-me; v.43), e Filipe achou Natanael e falou-lhe a respeito do Messias tão aguardado pelos israelitas, Jesus vindo de Nazaré.

Natanael expressou o seu preconceito a respeito da cidade de Nazaré, pequena vila e desconhecida com poucos habitantes, entre 300 a 500, um pequeno vilarejo, insignificante. As pessoas até hoje, tem expectativa que personagens importantes devem vir de lugares importantes, como de Jerusalém, por exemplo. Mais adiante, por tão pouco, o preconceituoso  Natanael, creu que Jesus fora enviado por Deus, vindo do Céu. Somos “Natanaéis”, vagamos em um mundo declarando nossos preconceitos sobre lugares e pessoas, às quais consideramos irrelevantes, e às vezes precisamos “cair na real”, pois tudo o que existe é criação de Deus e não podemos desprezar. “- Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.” (Atos 13:41). Não desprezo o Céu, pois é o  lugar da habitação de Cristo, não desprezo o Filho de Deus que se tornou entre nós o humilde servo para me servir com o seu amor, perdão os meus pecados e me salvou da perdição eterna. Pense nisso!

Jesus chama os seus discípulos pelo nome, que mesmoantes de encontrá-lo, já sabe quem somos e lugar onde estamos. Jesus já conhecia a Natanael, e, também, a figueira e a localização aonde ela fazia sombra e o terreno em que estava enraizada. Jesus conhece coisas e pessoas, é natural para aquele que tem natureza divina, mas, para nós, seres comuns e viventes nesta terra, isso é espantoso e sobrenatural. Jesus, apenas, falou que viu Natanael debaixo da figueira e a narrativa bíblica não expõe o que ele fazia ali. Só Ele e Jesus sabiam. Assim, também nós, queridos. Deus vê e ouve dentro de nosso intimo. Sabe todos os nossos sentimentos, embaraços de pecado, intenções e pensamentos de nossa alma. Mas ele de uma forma amorosa se compadece de nossas fraquezas e ajuda na nossa fragilidade. Jesus não despreza e nem rejeita os que o buscam com verdadeira sinceridade e humildade de espírito.

É necessário continuar crendo para que possamos ver coisas ainda maiores vinda da parte de Deus. A abertura dos céus indicava uma revelação maior (v.51). Assim, reportamo-nos ao sonho de Jacó em Gênesis 28.12. Uma escada posta na terra cujo topo tocava os céus e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Enfim, como o velho Jacó, o “genuíno israelita” conheceria que Jesus é o novo caminho entre o Céu e a Terra. Jesus é a escada de Jacó.Creio!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens