Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 17/10/21

PRIMAVERA ESPIRITUAL

“Aparecem às flores na terra, o tempo de cantar chegou”…(Cantares 2.12-13).

Se observamos as estações do ano, é fácil compará-las com a vida humana e com as transformações que esta nos proporciona, na qual perdas e ganhos, frio e calor, vida e morte, escuridão e brilho se entrelaçam dando sentido ao ciclo necessário da existência, que não nos permite parar em nenhuma etapa.

Quando tudo parecia inerte e os dias são iguais, a semente que germinava debaixo da terra fria começa a desabrochar, trazendo vida nova. O canto dos pássaros, o colorido das flores e os intensos raios de sol, logo ao amanhecer, anunciam que a vida foi restaurada. Já é hora de abrir as janelas, pois a primavera chegou !
Tantas lágrimas derramei nos outonos e invernos da minha vida por causa das perdas que vivi e das saudades que precisei encarar e nomear. Clamava pela primavera, querendo que o tempo se adiantasse para poder contemplar, logo, as flores e as alegrias que me esperavam. No entanto descobri que só contempla a primavera quem é capaz de esperar o tempo certo chegar.

Acredito que podemos aprender muito com a natureza e as estações do ano. Quando bem vividas, leva-nos a um intenso processo de mudança e crescimento interior. Certamente, a primavera é uma das estações mais benéficas e encantadoras que existem. A natureza adormecida no silêncio do inverno, desperta, trazendo para fora o que tem de melhor de flores, as quais se tornarão frutos para dar continuidade ao ciclo da vida. Um grande exemplo que podemos seguir.

Quando penso na primavera, lembro-me sempre do encanto que sinto ao contemplar no início dessa estação, o nascimento das flores que surgem direto da terra sem nenhum cuidado das mãos humanas. Falo das flores simples, tipo as ervas do campo, de que fala o salmo 89. Muitas delas nascem de manhã e morrem no entardecer do mesmo dia, mas cumprem seu papel de colorir o universo. A fragilidade que trazem em si na natureza e também na nossa vida. Uma etapa prepara outra.
Invernos antecedem primaveras, verões antecedem outonos, e a vida segue seu ciclo de evolução entre perdas e ganhos, enquanto nos ensina que respeitar o processo natural da existência é caminho para a felicidade.
Talvez, em sua alma, esteja acontecendo o inverno, onde o silêncio e o frio da solidão tem lhe convidado a esperar. Ou pode ser que você esteja no outono ? onde os ventos fortes dos acontecimentos tem levado os seus sonhos como folhas ? secas pelo ar. Ou talvez você esteja vivendo o verão, onde o sol intenso tem lhe trazido cansaço fazendo-lhe desejar um amparo. Respeito sua “estação” e considero importante você passar por ela, colhendo todos os benefícios que ela lhe proporciona. Mas eu o convido, hoje, a abrir o coração para acolher as novidades que a primavera traz e deixar-se contagiar pela força da vida que brota da terra como expressão do amor de Deus.
A Escrituras nos certifica: “A vida venceu a morte”. (2 Coríntios 15.55).
A natureza nos ensina que quem passa por cada estação sem queimar etapas, chega sempre à vitória e contemplar a plena luz.

É certo que Deus quer restaurar plenamente seu coração, e este pode ser o tempo favorável para isso. Então, facilite, faça como a natureza, fique com o essencial e deixe “passar o que passar”. Coragem !!! Acima de tudo lembre-se que você é muito amado, muito mais do que muito como diz o meu caçulinha Mário Lucas Porto, pelo nosso Criador e Senhor. Prova disso é que Ele criou toda beleza que existe pensando em você.
Se precisar recomeçar, não tenha medo. Com a multiforme graça de Deus recomece.

A natureza recomeça todos os dias para manter-se viva. Sigamos seu exemplo e deixemo-nos adrenalizar pelo amor do Criador. Ele é mais radiante do que as cores da primavera, mais intenso que o calor do verão, mais forte que os ventos do outono e tem o poder de vencer os invernos da nossa alma.
A primavera é o sinal de que o inverno foi vencido ! É assim na natureza, e que seja assim também em sua vida !
Seja qual for a estação que você está vivendo hoje, acredite: Deus está ao seu lado (Mateus 28.20) Todos os dias até a consumação dos séculos. Nos aparentes contrastes, Ele costuma nos surpreender com Seu jeito sempre novo de amar.

No amor de Jesus.

Indesistivelmente,

Vosso conservo em Cristo

✝️  Mário Porto,

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens