Texto do Roberto Veloso – publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 26/09/21
JESUS E AS APARÊNCIAS
Por Roberto Veloso
@robertoveloso_
“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (1 Samuel 16:7)
Essa passagem do Primeiro Livro de Samuel retrata bem o pensamento de Deus a respeito da essência do ser humano. O Senhor não olha a aparência, mas o que está dentro do coração do indivíduo.
Deus sabe o sentimento de cada um. Ele não se engana jamais, ao contrário dos que se guiando pela aparência costumam errar na sua avaliação.
Na época que Jesus veio à terra, convivendo como homem, não era diferente. Os religiosos se preocupavam com as regras cerimonialistas, mas se esqueciam de Deus. Assim aconteceu quando os discípulos comeram sem antes lavarem as mãos.
Os religiosos se queixaram a Jesus, relatando que os seus seguidores não cumpriam as normas. Jesus, porém, responde-lhes que o essencial era o que saia da boca do homem e não o que entrava.
“Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.
Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mateus 15:18,19)
Assim, ensinou Deus a Samuel na escolha do rei Davi para governar Israel. Para o profeta não atentar para a aparência, porque o Senhor não vê como homem, que elege pelo exterior, enquanto Ele vê o coração.
Quem vai enganar jamais se apresenta como mau. O enganador é sempre ardiloso, gentil, agradável, porque a vítima vai julgá-lo pelo exterior, pela apresentação, e não pelo que realmente o coração do falastrão está cheio.
Desde o tempo em que Jesus foi 100% homem, havia os falsários da religião que Jesus qualificou de sepulcros caiados.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” (Mateus 23:27,28)
Jesus 100% Deus conhece o interior dos seres humanos, esquadrinha os seus corações e vê a iniquidade existente. Jesus ensina a não negligenciarmos a justiça, a misericórdia e a fé. Ele nos faz ver que não bastam sacrifícios, é preciso misericórdia.
E somente há um que pode manter o nosso coração puro. Este é Jesus Cristo, o Senhor e Salvador de nossas vidas,
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.