Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 26/09/21

SABEDORIA GENUÍNA
9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 10 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 – Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? 12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 – Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (I Coríntios 2.9-16)
Vivemos numa era aonde, mesmo se aguçarmos nossos sentidos de visão, audição e percepção mental, infelizmente, continuaremos desconhecedores sobre a verdadeira sabedoria. Chegamos a uma triste constatação que a plena sabedoria nunca será alcançada pelo mérito do esforço humano, já que somos seres limitados, inclusive, a respeito do conhecimento de nós mesmos. E vem as perguntas não bem respondidas pelos filósofos e pensadores desta terra: Quem sou eu? Porque que existo? Onde estou? Para onde vou?
Paulo discorre aos fiéis em Corintos e em defesa daquilo ele ensina às igrejas declara que o conhecimento repassado não lhe foi dado por homens desta terra “… não recebemos o espírito do mundo (v.12)”, mas que, antes, lhe foi necessário receber o Espírito providenciado por Deus e assim o conhecimento gratuito vindo do Senhor. Portanto a sabedoria falada  é ensinada pelo Espírito Santo, que faz a distinção das coisas humanas das espirituais.
Deus revela o seu mistério respondendo através da sua Palavra, e nos diz: “quem somos nós, porque existimos, fala sobre o lugar presente onde estamos e para onde iremos  no futuro, que é a eternidade. Deus quer nos dar do seu conhecimento e assim, acalmar a inquietude de nossos corações, por isso, enviou o seu filho Jesus que já  preparou tudo para a glória daqueles que Ele ama. A sabedoria e mistério de Deus, é loucura para os que se perdem. “- Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;”(I Corintios 2:7).
Somos soterrados neste século por uma “avalanche” de informações que não produzem  sabedoria. No máximo, criam sombrias expectativas e sufocam qualquer indício de esperança. As informações midiáticas, simplesmente, mantém nossas mentes atormentadas e causam pânico por narrativas  de coisas terríveis que acontecem e mesmo as que ainda aconteceram.
A pergunta é: O que Deus tem preparado para aqueles que ele ama? Certamente, o olho humano não viu, o ouvido humano não ouviu e o coração humano ainda não pôde perceber. Sempre desejamos saber mais, ver e ouvir, isso é bom! Então, que todos os nossos sentidos e  percepções estejam voltadas para Deus. Paulo se dá como exemplo a ser imitado: “… nós temos a mente de Cristo”. Ver pelos olhos da Fé, ouvir do conhecimento de Deus e pensar nas coisas lá do alto. Isso é Sabedoria Genuína. O Senhor seja o nosso auxílio. Amém!
Pr. Ivan Mo

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens