Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – Pagina Gospel do dia 19/09/21

PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA DE  ESCÂNDALO?
21 – Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. 22 – E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. 23 – Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. 24 – Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 – Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 – Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. 28 – Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. (Mateus 16:21-28)
A tradição judaica na época de Jesus, enfatizava a vinda de um Messias triunfante, vitorioso que viria para estabelecer o seu governo e reinado como a continuidade do domínio do reino de  Davi  e Salomão, antes da divisão do reino de Judá e de Israel.  Sendo assim, o  Messias esperado seria um comandante militar que reuniria um exército para batalha e reconquista de territórios nesta terra. No entanto, Jesus se apresenta como o Messias que iria padecer e ser morto e que prevaleceria sobre a morte ressuscitado ao terceiro dia (v.21). Pedro discordou de Jesus e repreendeu-lhe (22), garantindo que se dependesse dele,  de modo nenhum, Jesus iria ser morto.
Pedro viola uma regra do antigo discipulado que era nunca criticar o mestre, especialmente em público, que era um padrão cultural comum. “ – Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.” (Provérbios 19:21). Assim Pedro oferece a mesma tentação que SATANÁS (v.23).  O desejo pelo REINO de Deus  sem a cruz, pode  levar muitos ao tropeço e escândalo. Afinal a primeira das coisas a ser feita é renunciar a si mesmo, abandonar  uma vida pregressa de pecado, assumindo a cruz de Cristo, tomando-a como a sua cruz e segui-lo em seus ensinos de amor, seus exemplos, suas ordens e mandamentos, mesmo sofrendo as perseguições de um mundo que odeia ao próprio Deus.
A não conformação ao mundo, ou seja, o não alinhamento ao sistema perverso dos homens, deve ser prioridade. E tudo começa pelo que devemos transformar em nosso entendimento, seguindo com o evangelho e experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para cada um de nós. (Romanos 12.2). Não devemos mais pensar como quem conjectura e compreende somente as coisas dos homens, mas é impossível seguir a Jesus sem a submissão ao mestre Jesus. É bom lembrar que Jesus foi rejeitado pelos anciões, principais sacerdotes e escribas e doutores da lei e foram eles que exigiram a morte de Jesus. O plano de Deus seria cumprido, mesmo que Pedro não aceitasse. Aceite a Cruz de Cristo Jesus!
Nós mesmos devemos reconhecer que todas as coisas em nossa vida são pré-determinadas pelo Deus, que nos capacita para prevalecer, inclusive, sobre a morte, pois todos nós ressuscitaremos – I Tessalonicenses 4:16 “-  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” Perder a vida por amor a Cristo Jesus nos promove ao Céu.  O que pagará o homem pela sua alma? Jesus enfatiza que o mundo inteiro não vale mais do que a minha alma, a sua alma, não tem preço e é inegociável, porque já fomos exclusivamente comprados e pagos com o preço do sangue derramado na cruz. “- E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” (João 19:30). Aqui registra-se não o fim, mas o início da eternidade em glória para aqueles que seguem a Cristo.
“- E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.” (I Pedro 2:8). Negue-se a si mesmo e tome a sua cruz e siga a Cristo, nosso Salvador. A eternidade gloriosa nos aguarda.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens