Texto do Pr. Sergio, publicado na PG do dia 29/08/21
(Jo. 20: 19-23)
Ao aparecer aos seus discípulos ressuscitado, Jesus os saúda com a expressão “A Paz Seja Convosco!” Em hebraico: “Shalom Aleikhem!” Isso acontece por três vezes, nos versos 19, 21 e 26 do texto. Essa expressão era uma saudação comum entre os judeus, quando amigos se encontram.
Todavia, é uma expressão repleta de significados , que tenta transmitir “paz”; mas também, “alegria “ , “confiança “, “esperança”…
Jesus, pois, usa essa expressão para transmitir aos seus discípulos, sobretudo, “confiança “ , quando no exercício da missão que Ele mesmo os entregaria , como se vê no verso 21: “E Jesus lhes disse mais uma vez: A Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou , Eu também vos envio.” E, claro, eles contariam com o aparelhamento e a capacitação do Espírito Santo: “E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (v.22).
Há, todavia, um verso que precisa ser muito bem entendido pelos discípulos de Cristo, quando no exercício da missão: “Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados ; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos “(v. 23).
É claro que só Deus pode perdoar pecados e “abrir “ ou “fechar” as “portas” do céu para alguém. O que Jesus está concedendo aos discípulos aqui é autoridade para anunciar o acesso, ou, a exclusão ao Reino de Deus com base na recepção, ou, rejeição da mensagem do evangelho.
Assim, a missão da igreja é ,
pela pregação do evangelho, dissipar toda incredulidade e afirmar que o Reino de Deus só é possibilitado pela fé em Cristo.
Pare e pense nisso! (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.