Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 29/08/21
O MAL É O ÚNICO ADVERSÁRIO
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”(Efésios 6.12)
Em carta endereçada à igreja em Efésio, no capítulo 5 e 6, especialmente, Paulo dá instruções sobre como os cristãos devem se conduzirem. De maneira clara e objetiva fala sobre o tratamento que deve existir entre mulheres e seus maridos, pais e filhos e servos e seus senhores. Completando sua fala, Paulo afirma que o Senhor não faz acepção de pessoas quer seja: mulheres, maridos, pais, filhos, servos ou senhores. Todos devem obediência ao Senhor que instituiu toda família sobre a terra.
Como cristãos, devemos lutar individualmente, para que haja harmonia em nosso ambiente familiar. Que a nossa casa possa ser verdadeiramente vista como um lar. Deus quer nos abençoar não somente como seres pessoais, mas como integrantes em família, que é o objeto final da obra salvadora de Jesus desde o principio quando Deus, mesmo, a instituiu para abençoar. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:31).
Em seguida no capítulo 6 de Efésios, Paulo numa analogia discorre sobre a importância de estar revestido com armadura de Deus que é o “fortalecimento no Senhor e na força do seu poder”(v.10), preanunciando as lutas que inevitavelmente, deveremos lutar em defesa de nossos valores cristãos. Devemos reconhecer contra quem iremos lutar. Precisamos ter o conhecimento que o nosso inimigo é invisível e rodeia os lugares celestiais, portanto, o campo de batalha não é físico, mas espiritual.
A igreja, os que temem a Deus, crêem em Jesus e são dirigidos pelo Espírito Santo, nunca teve qualquer trégua ou descanso no enfrentamento contra o mal que é o inimigo. O mal se apresenta personificado como arcanjos e anjos (principados), divindades criadas pelo próprio homem (potestades como deuses gregos e outros deuses e deusas), comandantes (príncipes das trevas) e comandados os exércitos do mal (hostes espirituais da maldade -*hostil do iagrego). O inimigo é invisível, mas personificado por seres celestiais e pessoas nesta terra que lutam contra tudo o que é de Deus.
O “Senhor do mal” se apresenta no mundo promovendo ataques aos valores da família e à religiosidade cristã, perseguindo e atacando com grande poder e ódio, assim, representado por autoridades políticas inescrupulosas, falsos religiosos, governantes cruéis que desgovernam, juízes que julgam injustamente, advogados compactuados amigos da mentira. Enfim, todos acachapados e subservientes a serviço do mal.
Sabendo que a nossa luta é espiritual, devemos buscar ao Deus invisível que é Espírito, Verdade e Justiça, capacita enos fortalece para defendermos a fé e nossa família. No entanto, a luta começa dentro de nós, é quando devemos buscar a paz e harmonia no exercício da Palavra de Deus.A ordem de Deus é: “Resista ao dia mau e fique firme”(Efésios 6.13). Creia, a vitória é garantida por Jesus. “- Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37). Amém!
- Pr. Ivan Moutinho – IBBOAVISTA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.