Fechar
Buscar no Site

A importância de ler a Bíblia – Texto do Pr. Felipe Hartmann, publicado na Página Gospel do Jornal Pequeno do dia 29/08/21

A Bíblia é a Palavra de Deus. Isto quer dizer que ela encerra a autorevelação de Deus e expressa toda a vontade do Criador em matéria de fé e conduta — pelo menos tudo o que Deus achou por bem revelar-nos. Significa então que não estamos em estado de absoluta desinformação quanto a Deus, quanto à vida e quanto à eternidade. Deus se revela em sua Palavra!

A boa notícia é que temos em nossa própria língua, um livro que revela todo o programa de Deus, uma espécie de enciclopédia que expõe toda sorte de informação teológica necessária, um manual de avaliação que mostra a diferença entre o certo e o errado.
Nas palavras do teólogo, John Stott, “Nosso cristianismo é particularmente superficial porque a imagem que fazemos de Cristo é superficial. No entanto, os segredos da maturidade cristã estão prontos para serem descobertos na Escritura por todos aqueles que os buscam. Há uma amplitude na Palavra de Deus que poucos de nós conseguem depreender, uma profundidade que raramente sondamos”. Você deseja conhecer mais sobre Deus e sua vontade?
Por que ler a Bíblia todos os dias?
Inúmeras razões para ler a Bíblia todos os dias podem ser mencionadas. Mas quero citar aqui algumas das importantes.
1. Acalmar-se. Todos os dias nós rolamos para fora da cama e, como C.S. Lewis colocou no livro Cristianismo Puro e Simples: “todos os seus desejos e esperanças para o dia correm para você como animais selvagens”. Uma razão pela qual lemos a Bíblia é para não estarmos sujeitos a viver o dia baseado na pressa, mas baseado na calma. Lembramos a brevidade da vida, a eternidade do céu e a abundância de um evangelho do qual nenhum pecado ou falha é excluído. As promessas da Escritura são como um inalador contra asma, permitindo-nos desacelerar e respirar fundo.
2. Reabastecer-se. Ler as Escrituras é como comer comida. Temos que fazê-lo regularmente; é bom comer coisas frescas, e isso nos alimenta durante o dia. A leitura da Bíblia é energia armazenada, capital emocional e psicológico armazenado. Ficamos flutuando ao longo do dia fazendo retiradas momento a momento daquele vasto reservatório.
3. Ganhar sabedoria. Por natureza somos tolos. Com o tempo, podemos nos livrar da loucura e nos tornar sábios. Nós não conseguiremos fazer isso por conta própria. E não faremos isso baixando toda a inteligência dos melhores gurus de autoajuda do mundo para as nossas mentes. Precisamos de uma palavra do céu, do além. A Bíblia é a grande autocorreção do mundo. Todos os dias, ela ajusta nossas vidas e solicita novas correções no meio do caminho. A sabedoria floresce.
4. Aprofundar-se. A leitura diária da Bíblia nos aprofunda teologicamente. A doutrina defeituosa significa uma visão defeituosa de Deus e, na medida em que nossa visão de Deus é defeituosa, o teto reduz nosso potencial de alegria, conforto e, acima de tudo, de

desfrutar do evangelho da graça. Uma razão pela qual lemos a Bíblia é para aprofundar nossas mentes. Para aguçar os contornos da nossa visão de Deus. Pensar com mais precisão sobre tudo o que mais importa.
5. Manter-se ocupado. Lemos a Bíblia também para saber o que fazer. Não é a coisa principal pela qual lemos a Bíblia. Mas nos encontramos agitados para agir de maneira concreta. Às vezes, o texto ordena a ação diretamente. Outras vezes isso não acontece, mas, pelo menos, indiretamente, um texto vai mexer com a gente, nos mudar um pouco, alterar nossa visão, e assim nos impulsionar para frente em algum passo novo de obediência prática externamente, porque nós mudamos um pouquinho internamente.
6. Ter comunhão com Deus. Esta é a categoria guarda-chuva que inclui todo o resto. Esse é o ponto. Ler a Bíblia é uma experiência pessoal – “pessoa-al”, de uma pessoa para outra. Que outro livro nós lemos e temos consciência de que o autor está interagindo conosco enquanto o fazemos? A leitura diária da Bíblia requer rotina e estrutura, mas não é mecânica – assim como um corpo requer um esqueleto ósseo, mas não é o esqueleto que lhe dá vida. Nós fazemos com a Bíblia o que os Salmos nos dirigem para fazer – adorar a Deus, agradecer a Ele, reclamar para Ele, lutar com Ele, expressar perplexidade para Ele, e todo o resto.
Trazendo para a prática
Certamente, seria simplista conceber o tempo de cada pessoa nas Escrituras como parecendo o mesmo. Assim como há maneiras diferentes, mas igualmente válidas, de se exercitar, também existem maneiras diferentes, mas igualmente válidas, de ler a Bíblia. Mas o que não é negociável é que devemos fazê-lo com fiel regularidade para sermos saudáveis.
Você pode fazer pela manhã ou no silêncio da madrugada, talvez a tarde ou logo após o almoço. Experimente o que funciona melhor para você. Você pode ler a Bíblia toda durante um ano ou porções menores ao longo dos dias.
Que tal começar ainda hoje?
Adaptado por Pr. Felipe Hartmann
Fontes:
http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/pratica-da-leitura-da-biblia/ https://www.revistamda.com/por-que-ler-a-biblia-todos-os-dias/

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens