Fechar
Buscar no Site

O perigo da obstinação

 

“E eu a tenho anunciado a vocês [a palavra do Senhor], dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos.” (Jeremias 25.3b)


O que é obstinação? É o endurecimento do coração, a recusa em aceitar a Palavra de Deus. Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que Deus endurece as pessoas desde o início e sem culpa anterior. Normalmente ocorre um afastamento consciente, costumeiro ou voluntário da pessoa ou do povo para longe de Deus. Quando se insiste em tal postura, o coração finalmente ficará insensível à Palavra de Deus. Assim, a obstinação dos amorreus foi precedida por um longo tempo de pecado (Gênesis 15.16). Todavia, Deus pode prosseguir endurecendo essas pessoas e usá-las como suas ferramentas para mostrar sua ira (Romanos 9.22). Foi o que aconteceu com Faraó, no livro de Êxodo, que queria impedir que os israelitas saíssem do Egito. Fica oculto no incompreensível plano superior de Deus o fato de que ele obstina e prepara vasos de honra e de ira. Existe um “muito tarde” para o arrependimento.

Às vezes observamos que estamos “indispostos” para ouvir a palavra de Deus. Não podemos ceder a essa “indisposição”.

A Bíblia nos adverte fortemente a não endurecer nosso coração quando Deus fala conosco (Hb 3.2-19), pois essa decisão é tão determinante que não podemos, por nós mesmos, revertê-la. Contudo, às vezes observamos que estamos “indispostos” para ouvir a palavra de Deus. Não podemos ceder a essa “indisposição”. Nós podemos confiar que Deus nos concede alegria e libertação dessa posição de rejeição quando nos “abrimos” a ele. Por exemplo, lembro que, durante o momento de culto, eu pessoalmente primeiro “descongelo” para depois sentir alegria. Podemos ver aqui o quanto dependemos da graça do Senhor. Deveríamos tomar cuidado para que nosso coração não fique obstinado quando Deus fala conosco. Antes disso, deveríamos – também hoje – suplicar:

Senhor, torna-nos totalmente disponíveis a ti! Remove os obstáculos! Concede-nos a alegria de receber tua Palavra e viver de acordo com ela! Perdoa nossas fraquezas, má disposição, falta de ânimo e orgulho! Fala, Senhor, pois teu servo ouve. Amém.

Lothar Gassmann

Fonte/ chamada.com

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens