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Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 22/08/21

A INTEGRALIDADE DA MISSÃO DA IGREJA

A igreja que se compromete com a Missão Integral entende que o seu propósito não é ser grande, rica e politicamente influente, mas sim encarnar os valores do reino de Deus e manifestar amor e justiça, tanto em âmbito pessoal e comunitário.

A Teologia Contextual como resposta as mudanças globais.
A Teologia da Missão Integral começa a partir da cristologia, ou seja, ela gira em torno do cristocentrismo.
Os séculos XIX, XX e XXI têm sido tempos de muitas reflexões e diálogos no mundo inteiro neste quesito missional da igreja, partindo sempre do fundamento da “Missio Dei”. Tendo alguns marcos históricos como a conferência missionária de Wheaton, o Encontro em Lausanne – Suíça e o CLADES-Congresso Latino-Americano de Evangelização, dando a formação a FTL – Fraternidade Teológica Latino-america.

É preciso esclarecer que não se tem a mínima pretensão de conseguir dar resposta a todas as perguntas, nem mesmo concluir o diálogo constante que este tema provoca. Pelo contrário, em espírito de diálogo é preciso explanar aquilo que vem sendo motivo de muitas reflexões.
Este tema tem sido motivo de rejeição por alguns e abraçado por muitos. Por um lado, já houve grupos de LAUSANNE que tentaram abafar este entendimento da missão Integral, remetendo-a exclusivamente a esfera espiritual e não a todas as áreas da vida humana. Enquanto, houve também aqueles que a defenderam como John Stott, Francis Schaeffer, Billy Graham, entre outros, afirmando que a missão de Deus visa atingir o ser humano em sua totalidade.
Nossa motivação é conscientizar sobre a integralidade da missão da Igreja, vivenciando na plenitude uma vida superlativa, abundante. Não devemos pregar apenas algo fragmentado do Evangelho na vida cristã e no mundo. Especificamente todo o argumento será baseado no aspecto histórico, teológico e de práxis da igreja. Toda a pesquisa está fundamentada em literatura de tradição cristã e também de movimentos da igreja na história,    Chegando a conclusão de que não existe missão de Deus e da Igreja se não for de maneira integral.

A educação teológica não é academicismo, e sim crescimento vivencial da fé.
O crescimento vivencial de nossa fé cristocêntrica acontece ligado com as suas condições de vida. O processo educacional deve dar-se no enfrentamento dos próprios embates dos problemas da vida; com suas dores e suas esperanças.
A igreja nasce a partir de ouvir a voz de Cristo, pelo que se entende que a igreja não tem voz própria, mas ela ecoa a voz de Cristo.

Vamos praticar um pensamento teológico sólido, criativo e contextual.

Muitas vezes muitas vezes permite dificuldades em nossas vidas para nos preparar para algo maior e uma visão mais ampliada sobre a vida.
No Evangelho de Lucas 4.16-21 esclarece que na identidade e missão de Cristo não há dicotomia. A missão de Cristo é integral e abrange todas as esferas da vida humana, tanto as físicas quanto as espirituais, visando libertar o homem de todas as formas alienação.

A igreja deve olhar Cristo em sua fé e vida.

No amor de Cristo,

Mário Porto,

Vosso conservo em Cristo,

 

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